#ensaioBH: PubliUrbano BH

Quebra, arrebenta, destrói, modifica. Essa é a tônica da cidade.
Novo e antigo se misturam, entrelaçam, se completam.
Uma Belo Horizonte que muda visando a modernização, mas lutando com algumas forças restantes para preservar o que é importante.
Os espaços públicos de uma metrópole são um espelho quase cristalino do que é essa grande cidade.
E em uma civilização que faz uso cada vez menor desses espaços as praças se tornam um símbolo maior de resistência. Porém até mesmo esses locais estão se transformando, tornando cada vez maior a segregação e a exclusão.

Gabriel Amorim

14 comments

  • Lucas Vitorino

    É interessante como o ensaio consegue passar a ideia de mudança e da forma como a cidade se constitui: uma constante construção.

  • Luiza Lambert

    Essa cidade é mesmo um canteiro de obras…
    De início, achei que algumas fotos estavam um pouco escruras e confusas, mas um segundo olhar me permitiu entender que essa “confusão” faz todo o sentido, já que essa vida urbana em permanente construção é, de fato, confusa.

  • Millenne Ferrante

    O ensaio mostra a modificação que uma cidade passa e já passou. Mostra a luta para a preservação e o inevitável “progresso” e modernização.

  • Ana Luísa Mayrink

    A discussão do uso dos espaços urbanos realmente constitui um debate muito pertinente, ainda mais no contexto atual, em que muitas pessoas preferem não sair de casa afim de evitar exposição à violência. O uso de foco foi surpreendente.

  • Maria Dulce Miranda

    Gosto do trabalho e da forma como os ângulos e o foco é utilizado para mostrar a confusão que a busca por progresso traz. Acho que explorar a cor cinza também foi um recurso interessante.

  • liviaaraujo

    O objeto foi bem escolhido e o texto complementou perfeitamente o sentido das fotos. Achei, além de muito bonito, interessante para pensar a cidade. Como já foi dito, o efeito blur criou uma profundidade de campo que revela, e, ao mesmo tempo, traz uma incerteza sobre os locais fotografados, um jogo interessante de imagem.

  • Lucas Rocha

    Muito bom o resultado, ótima escolha de ângulos, efeitos e filtros. Única sugestão seria mudar o modelo do Cincopa, porque esse utilizado não favorece muito a visualização.

  • Victor Cordeiro

    O ensaio ficou bem completo, os recursos foram muito bem escolhidos. Junto ao texto de descrição, deram um significado pessoal ao tema.

  • Nathalia Tameirão

    O uso dos efeitos para destacar somente o que é mais importante em cada imagem foi o que mais me chamou atenção. O tema foi muito bem pensado e é bem coerente, uma vez que realmente a cidade está em constante mudança e essas obras e modificações fazem parte da paisagem e do nosso cotidiano.

  • lylianegoulart

    O trabalho traz uma discussão muito atual, considerando que hoje nossa cidade é um canteiro de obras inacabadas que dificultam nossa mobilidade e, como posto pelo ensaio, a nossa convivência em espaços públicos. Os enquadramentos e efeitos utilizados ajudaram a direcionar o olhar para “destrói e modifica”.

  • Davidson Leite

    Gosto muito da estratégia de destacar partes específicas das fotos. O foco seletivo dá força para as fotos.

  • Luisa Lanna

    As obras que tomam conta da cidade realmente chamam a atenção. Gostei da maneira como o foco foi usado para destacar alguns elementos desejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *