A boemia no Santa Tereza

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

O processo de apuração se iniciou na escolha dos bares. Depois de  termos tido a ideia de mapear bares por todas as regiões da cidade, decidimos que o ideal seria realizar um recorte em alguma região, então optamos pelo bairro de Santa Tereza, tradicional reduto da boemia de Belo Horizonte, localizado na região leste da capital mineira. A partir da escolha do hiperlocal, partimos para o mapeamento dos bares e restaurantes, feito com a ajuda dos sites Guia BH e Kekanto. Para nos localizar, o Google Maps foi instrumento de primordial importância. Decidimos por não focar em um determinado tipo de bar e abranger locais de diversas características, de preço, aparência, público, etc. Tivemos esta ideia para demonstrar que o bairro apresenta grande variedade de opções de bares e restaurantes. Nossa apuração se deu, principalmente, pelo contato direto com os locais. Para conhecer a essência e as peculiaridades de cada bar, decidimos visitar todos pessoalmente e permanecer em cada um deles tempo suficiente para não termos apenas uma impressão superficial. Na grande maioria dos locais, resolvemos consumir pelo menos uma cerveja para termos capacidade de avaliar questões como o atendimento e a qualidade do bar, além de sentirmos no bolso o custo-benefício de cada um deles. Em nosso caminho pelo bairro, acabamos esbarrando em alguns bares que não estavam em nosso mapeamento prévio e descobrindo que alguns escolhidos na pesquisa da internet nem estão mais abertos. Dividimos a visita entre dois dias: uma sexta à noite e um domingo à tarde.

REFERÊNCIAS:

Bárbara Mendes, Pedro Lucas Amim, Raquel Miranda, Roberto Rodrigues