A reforma do Mineirão e a influência no trânsito da UFMG

PROPOSTA +

[ Descrição do processo ]

Resumo: O estádio do Mineirão já está quase pronto para ser entregue à população e a sua reforma foi uma necessidade de preparação para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, mas também simboliza a expectativa acerca de uma melhora (ou não) da qualidade do sistema de mobilidade urbana da cidade. A matéria visa abordar as mudanças pra adequação do sistema viário da região que afetam direta ou indiretamente os estudantes, trabalhadores e visitantes do campus Pampulha da UFMG, revelando aquelas que já acontecerão desde o período em que o estádio está em obras, assim como as que ainda virão, visando marcar uma delimitação dos seguintes períodos: propostas iniciais; obras em andamento; e situação após reabertura do estádio. Buscará descrever quais são cada uma das propostas relacionadas à mobilidade urbana que envolvem o projeto e avaliar o seu impacto para a comunidade acadêmica e visitantes. Isso será feito em forma de timeline na plataforma prezi.

Perguntas:

• Quais são as propostas inclusas no projeto de reforma do Mineirão que visam intervir no sistema de mobilidade urbana na região?
  • Quais são os transtornos causados pelas obras no dia a dia do tráfego no entorno do estádio e como elas afetam/ afetaram quem dirige rumo à UFMG?
  • Como fica a questão do uso dos estacionamentos do Mineirão por alunos e funcionários da UFMG?
  • Porque a proposta de criação de uma linha do metrô que atendesse a região foi abandonada no início do projeto e como a criação do BRT Antônio Carlos pode afetar a mobilidade urbana da região?
  • O que os pedestres e motoristas da universidade pensam sobra as obras?

Entrevistados:

• Marina Jacomini, assessora da Presidência da BHTRANS para assuntos da Copa (33795501/02);
  • Raquel Bernardes, assessora de imprens amunicipal do Comitê Executivo Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (3277 4174/ 8896 5277);
  • Jeferson Batista, gerente de Ação Regional Noroeste-Pampulha da BHTRANS (3279 7927/ 7948/ 7921)
  • Alunos que utilizavam os estacionamentos do Mineirão

Referências: