A Veterinária não pode parar

PAUTA +

Pauta: Delânzia Junho e Paulo Netto

Repórter:

Tema: Atividades na Escola de Veterinária da UFMG durante os jogos da Copa das Confederações.

Histórico e Resumo: No dia 23 de maio de 2013, a pró-reitoria de Administração (PRA) divulgou ofício sobre a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas no campus Pampulha da UFMG nos dias 17, 22 e 26 de junho. A decisão foi tomada devido aos jogos da Copa das Confederações que seriam realizados nesses dias no estádio do Mineirão. Porém nem todas as atividades poderiam suspensas, como foi o caso de algumas pesquisas desenvolvidas pela Escola de Veterinária.

Além das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da instituição, o cuidado dos animais da escola também eram uma tarefa importantíssima e imprescendível tanto para alunos e docentes. Em lista encaminhada pela diretoria da Escola de Veterinária, percebe-se que muitos ficaram responsáveis pelos cuidados e tratamentos do animais. A Escola de Veterinária também atende a população externa através de um hospital veterinário, que desde as obras de reforma do Mineirão vem sofrendo com barulhos frequentes das obras e mudanças nos horários de atendimento e tratamento. Durante os jogos, o hospital atendeu alguns casos em caráter de urgência – não chegou a parar, porém não atendeu à população externa.

Proposta da matéria: Mostrar como foi a rotina de quem tinha a necessidade de utilizar o espaço do campus durante os jogos da Copa das Confederações, focando nas atividades desenvolvidas na Escola de Veterinária e as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores e pelo hospital veterinário.

Perguntas:

1. Quais pesquisas não foram suspensas? E por que? E de que forma elas foram (ou poderiam ser) afetadas pela suspensão das atividades?

2. Quais dificuldades foram encontradas pelos pesquisadores?

3. De que forma o hospital veterinário funcionou durante os jogos?

4. Como a suspensão do acesso ao campus pela população externa prejudicou o hospital veterinário?

5. Quais são os planos dos alunos, docentes e funcionários para o caso de uma suspensão parecida durante a Copa do Mundo de 2014?

Fontes:

Moacir Pinto da Silva

Assessor da Pró-reitoria de Administração.

A Pró-reitoria de Administração (PRA) foi a responsável pela divulgação do ofício sobre a paralisação das atividades e serviu como intermediadora da FIFA com os órgãos da instituição.

Moacir relatou que qualquer aluno, docente ou funcionário poderia solicitar autorização para entrada no campus. Esta deveria ser aprovada pelo chefe do departamento e posteriormente pelo diretor da instituição. Em seguida, o documento contendo a lista com as informações dos alunos e professores era encaminhado à PRA que enviava na íntegra para a FIFA, que ficou responsável pelo credenciamento único realizado no dia 17 de junho.

A PRA não mantem uma lista com os funcionários que acessaram o campus durante os jogos. Segundo ele, somente os diretores das instituições e a própria FIFA que possui os arquivos.

 

Grazielle Cossenzo Florentino Galinar

Funcionária do Laboratório de Vírus e aluna de mestrado.

Teve que pedir autorização de acesso à UFMG para acompanhar sua pesquisa de isolamento do vírus causador da doença Leucose bovina. Caso contrário, perderia dois meses de trabalho.

Tem disponibilidade de responder perguntas por e-mail. Se for necessário ou haver o interesse em visitar o laboratório marcar horário no número acima (um outro mestrando do local irá recebê-los).

 

Hospital Veterinário

Para ter mais informações sobre o seu funcionamento durante os jogos também pode ser feito contato com a Assessoria de Comunicação da Escola.

Obs: Uma das assessoras do local iria enviar um e-mail com mais informações, porém isso não foi feito até a publicação desta pauta.

 

Departamento de Zootecnia

Alguns alunos e pesquisadores do departamento tiveram acesso ao campus para tratar de animais e dar continuidade a experimentos.

 

Recursos de linguagem:

Registro fotográfico (slides show), texto formal com falas das fontes, utilizar de vídeos sobre os experimentos (se houver).

9 comments

  • Carlos d'Andréa

    Oi, grupo,
    a pauta ficou bem delineada e interessante! Pelo combinado, seria mais adequado colocar todas as informações relativas às fontes na página interna do Labcon, ok?

  • Aryanne Araújo

    Olá! A pauta está muito bem estruturada e o tema é bem interessante. Percebemos que houve uma breve apuração que nos auxilia na produção de uma boa reportagem em um curto espaço de tempo. Por isso, escolhemos desenvolver essa pauta para o Laboratório de Mídias e Linguagens.
    Aryanne Araújo, Gabrielle Cunha, Graziella Cintia, Raquel Siqueira.

  • Helio

    Primeiramente, parabéns ao grupo. A pauta está bastante concisa e completa. Senti falta das informações completas para contato com as fontes, afinal, quem desenvolver a pauta precisará contatá-las. No mais, achei a escolha das fontes muito acertada. Outro ponto positivo é o resumo e história. O texto está curto e traz todas as informações iniciais necessárias.

    Grupo: Louise Ferreira, Hélio Brandão, Augusta Deluca e Elisa Carvalho.

    • delanziajunho

      Olá pessoal!

      Quais informações de contatos que vocês sentiram falta? Colocamos os dados de todas as fontes sugeridas. Além disso, uma lista com os nomes das pessoas que tiveram acesso à Veterinária nos dias de jogo. Nesse caso, seria inviável conseguir o contato de todos já que a lista tem 8 páginas. Em contrapartida, percebemos que muitas dessas pessoas eram do Departamento de Zootecnia, e por isso, deixamos os contatos de lá.

      Obrigada pelas observações e pelos elogios!

  • Carla

    Olá meninos. Muito bom trabalho. Gostamos bastante do recorte, pois é um tema muito importante e, pode-se dizer, até mesmo revoltante. Como nosso grupo é de publicidade, não temos muito o que contribuir sobre a estrutura da pauta, mas o conteúdo está muito bem destrinchado. Achamos que as fontes foram muito bem escolhidas, pois assim, vocês terão uma matéria que mostrará vários “lados” relacionados ao assunto. Em geral, conteúdos visuais atraem bem mais a atenção dos leitores, então além das fotos (que são importantes) sugeriríamos a construção de um vídeo com pequenos recortes dos depoimentos.
    Grupo: Bárbara Nery, Camila Santos, Carla Resgala, Débora Vieira e Pedro Mol – Mídias e Linguagens

    • delanziajunho

      Olá meninos!
      Sugerimos, além das fotos, vídeos dos experimentos/ atividades das fontes. Mas não vejo nenhum problema em ter também vídeos dos depoimentos. Fica a critério de que for desenvolver a pauta.

      Obrigada pelas observações.

  • Júlia Pelinson

    Escolhemos essa pauta para desenvolver nossa matéria, mas pretendemos recortá-la, abordadando apenas o funcionamento do hospital veterinário tanto durante a Copa das Confederações quanto a projeção para a Copa do Mundo 2014 (algo que está claro nas perguntas da pauta, mas não em todo o seu desenvolvimento. Seria importante abordar a questão da Copa de 2014 desde o início).
    Acreditamos que falar sobre o andamento das pesquisas na Escola de Veterinária deixaria o tema muito abrangente. Além disso, seria mais pertinente se abordado de maneira geral, pois toda a universidade necessitou parar suas pesquisas.
    Quanto à nossa escolha, julgamos que a interferência no funcionamento de qualquer hospital, veterinário ou não, é extremamente problemático e, por isso, merece ser debatido.

  • graziellesilva

    Como informamos, achamos a pauta bem completa e estruturada, o que realmente nos auxiliou muito na produção da matéria, que buscou atender o tema como um todo. O contato com as fontes foi bem tranquilo e não tivemos nenhum problema durante o processo. Esperamos que o nosso trabalho tenha atendido as expectativas do grupo responsável pela pauta. Segue o link com a matéria:
    labconvufmg.wix.com/vetnaopara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *