#infodata: Acompanhe seu time!

Autores:Letícia Fontes e Saulo Gargiulo.
Professor: Carlos D’Andrea

Os infográficos sobre o Campeonato Mineiro de 2015 surgiram a partir de um trabalho em dupla realizado para a disciplina de Criação digital, ministrada pelo Doutor Carlos D’Andrea. A partir das discussões, realizadas em sala, acerca de jornalismo de dados, infoestética, e novas tendências de amostragem, foi proposto a elaboração de um gráfico interativo, usando a plataforma do Blockspring, a fim de não só facilitar a visualização das informações, mas também, possibilitar novas interpretações, que talvez sem a interatividade não fossem notadas.

Sobre o Gráfico “Quem joga contra quem!” , utilizamos informações do site http://footstas.net e montamos uma peça que mostrasse os times que se enfrentariam entre a nona rodada e as semifinais do Campeonato Mineiro. Após finalizado, a visualização revela além dos times, o número de jogos que uma equipe jogará até as semifinais, e a data dos jogos. Tudo isso em um gráfico claro e agradável aos olhos.

Escolhemos o tema pensando em como uma coisa tão simples: como as informações de uma tabela poderiam interagir de uma forma mais dinâmica, com o máximo de informações possíveis, e que fosse agradável para quem vê?

Após colhidas as informações necessárias do site, testamos alguns tipos de gráficos do BlockSpring. Inicialmente tentamos com o template “Network Chord”, uma das sugestões do exercício, e notamos que conseguíamos colocar muitas informações ali e que ficavam agradáveis ao olhar. Tentamos algumas outras opções, como o template “Network Sankey”, que além de resultado mais poluído e confuso, não foi possível conter o mesmo número de informações do “Network Chord”. Dessa forma então, voltamos para nosso primeiro achado.

Já em um segundo gráfico, a fim de ampliar os dados a respeito do Campeonato Mineiro 2015, optamos por colocar as informações do andamento dos times até atual rodada, no caso a oitava. Dessa forma, preferimos destacar os gols prós e gols sofridos de cada um, para que assim um leitor das informações possa ter um panorama geral das reais possibilidades daquele time ser bem sucedido no campeonato. Escolhemos o template “Series Bar Chat” para a dispor as informações sobre a pontuação e gols de cada time. O modelo é simples e apresenta de forma clara e objetiva dados que não poderiam ser apresentados no primeiro, dada a limitação do template “Network Chord”, o que foi sanado no segundo gráfico. Dessa forma, quem os observa sabe com clareza a situação de todos os times no Campeonato até o momento.

     

2 comments

  • Carlos d'Andréa

    Olá, grupo

    interessante trabalhar com um tema mais “quente”. O lado B é que rapidamente o infográfico fica velho e perde a validade, talvez não justifique pelo trabalho que dá fazê-lo… É o caso do 1o infográfico.

    Não entendi o segundo infográfico: os números de pontos não está certo (ver por ex. http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/index.html). Além disso, é são dados muito básicos para “merecer” um gráfico, não? Ficaria legal, por exemplo, um gráfico de linha do tempo que mostrasse as mudanças de posição (ou mesmo de pontos) rodada a rodada.

  • saulogargiulo

    Olá, professor.

    Nossa proposta era construir dois graficos que dialogassem entre si mesmo. Os dados não estão incorretos, eram exatamente esses demosntrados nas duas vizualizações, o que acontece é que novos jogos ocorreram e a pontuação dos times mudou, logo tabelas como a que o senhor citou constam com números diferentes.

    O gráfico realmente é um pouco frio. Mas queríamos com esse projeto abordar todos os dados da tabela no site de uma forma mais agradável. Na qual quem observasse naquele momento soubesse a situação geral do campeonato de uma forma forma diferenciada, e a partir dela retirar novas interpretações. E mesmo o material perdendo o propósito com um novo jogo do Campeonato Mineiro, acreditamos que momentos antes de um novo jogo, seria sim, um material interessante a ser analisado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *