Análise Fan Page – Rafucko

A página do ativista e blogueiro RAFUCKO (https://www.facebook.com/okcufar) possui mais de 42 mil likes contabilizados até o dia 05 de maio. Esta página é utilizada pelo mesmo para divulgar vídeos que ele mesmo faz, projetos futuros (no caso o que ele está se empenhando mais é de um talk show dele mesmo para ser veiculado em seus canais de internet (youtube, twitter, facebook e blog). A página possui um caráter opinativo por parte do personagem acerca de polêmicas políticas, midiáticas e sociais. Na página foram identificados 25256 arestas e 9972 nós.
Faremos a análise de 3 postagens que tiveram relevância no número de curtidas e compartilhamentos. A postagem 1 (https://www.facebook.com/155319264551122/posts/616712011745176) teve o segundo maior número de likes:

Untitled-2

Figura 1 – Postagem 1

A postagem 2 (https://www.facebook.com/155319264551122/posts/617335875016123) foi que teve o maior número de compartilhamentos foi a postagem abaixo, porém, menos curtidas que a postagem 1.

44

Figura 2 – Postagem 2

A postagem 3 (https://www.facebook.com/155319264551122/posts/609899872426390) teve o maior número de curtidas teve o segundo maior número de compartilhamentos, perdendo apenas para a postagem 2 em compartilhamentos:

Untitled-4

Figura 3 – Postagem 3

O mapa criada colocando curtidas na intensidade de verde e compartilhamentos no tamanho com o programa Gephi nos deu a seguinte imagem:

3

Nas postagens selecionadas, vê-se claramente que o autor (Rafuko) se posiciona de maneira política e social a respeito dos acontecimentos. Pode-se levar em consideração que a postagem 1 foi bem aceita na sua página, alcançando o segundo maior número de curtidas, e a postagem 2 teve um maior alcance externo pelo número de compartilhamentos. De qualquer forma, a postagem 3 foi a que mais se destacou em ambas as variáveis. Pode-se ver que os assuntos ou temas principais das reportagens são polêmicos e atuais, o que pode levar a uma mobilização nas redes sociais para compartilhar o assunto aumentando o debate e o alcance da opinião do Rafuko.

A postagem 1 foi uma crítica referente ao tratamento diferenciado ao combate tráfico de drogas nos diferentes contextos sociais. Fazendo referência ao fato de quase sempre haver fatalidades em incursões policiais nas favelas, ele contrastou esse fato com a não ação violenta em uma região residencial de nível social mais elevado. Isso é assunto que sempre está em pauta, inclusive na época da postagem, por causa de diversas reportagens acerca de UPPs e a morte do dançarino do programa Esquenta! da Globo. A segunda postagem também possui relevância por se tratar da Copa no Brasil. A terceira foi feita no mesmo dia da reportagem mencionada na postagem, o que atraiu o interesse de muitos que estavam interessados no assunto, a ocupação na frente da prefeitura do Rio de Janeiro e a abordagem da mídia a respeito do assunto, em especial a Rede Globo.

Pode-se ver claramente que o moderador da página entende processos de jornalismo e critérios de noticiabilidade. Não só nas postagens mencionadas como outras, ele sempre trata de assuntos que estão em debate no momento, sem sair de polêmicas, e deixando claro o se posicionamento. Dessa forma, mesmo as postagens que não possuem a repercussão das três analisadas, elas ainda possuem relevância.

Laura Marques, Lorena Lima e Samuel Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *