Audioslide: perfil da Lagoa da Pampulha

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE APURAÇÃO: A pauta inicial do nosso trabalho era o perfil de um integrante da Associação dos Barraqueiros do Entorno do Mineirão (Abaem). Os integrantes dessa associação vendiam lanches em barraquinhas no entorno do Mineirão em dias de jogos, mas, com as reformas para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, foram proibidos de trabalhar lá e ainda não encontraram um novo lugar. No entanto, nossa fonte explicou que só concederia entrevista após a próxima reunião da Abaem, quando tivessem alguma decisão concreta a respeito da situação dos barraqueiros. A data da nova reunião, porém, impossibilitaria a realização do trabalho dentro do cronograma estabelecido e, assim, vimos a necessidade de mudar a pauta.

Assim, decidimos fazer o perfil não de uma pessoa, mas de um lugar: a Lagoa da Pampulha. Para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, foi anunciada a revitalização do espelho d’água, mas as obras têm sido vistas como apena suma forma de “maquiar” o ponto turístico. Dessa forma, nossa ideia era entrevistar moradores, transeuntes e pessoas que trabalham no entorno da Lagoa para saber se elas perceberam alguma mudança.

Passamos uma tarde na Lagoa, tirando as fotos para o audioslide e entrevistando as fontes. Entrevistamos pessoas que estavam no local: uma família de Contagem que levava um amigo de fora da cidade para visitar a Lagoa; um fotógrafo de noivas; um morador da região que levava seu cão para passear; um guarda municipal; um vendedor que trabalha na orla da Lagoa; uma segunda família; e um grupo de pescadores.

Ao final do processo de apuração, nos reunimos novamente para selecionar as melhores imagens e áudios, levando em consideração a qualidade do material para a composição final do audioslide. Marcamos ainda uma terceira reunião em grupo para a confecção do trabalho: editamos os áudios e estabelecemos a ordem de nossa galeria. Ao fim, tínhamos o arquivo final do perfil, que seria exportado dias depois.

Apuração

Anna Cláudia Pinheiro, Ingred Souza, Luís Cunha e Natália Ferraz

Etapas desta publicação

Proposta
Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *