Audioslide: Tenente Paulo Roberto

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

Pauta: https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/formato/pautas/esquerda-direita-esquerda-direita-um-policial-militar-na-copa-das-confederacoes/

Descrição do processo de apuração

Para a construção do nosso audioslide, seguimos a ideia de um dos integrantes do grupo, Manuel Marçal, que sugeriu a abordagem do perfil em torno do seu irmão Paulo Roberto, que é Tenente de Cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais.

Escolhemos o tema cavalaria da Polícia Militar devido a atuação do entrevistado na Copa das Confederações 2013, que tem Belo Horizonte como uma das cidades-sedes. É importante ressaltar que a proximidade de um dos integrantes do grupo com a fonte estimulou o interesse pelo tema, já que teríamos uma facilidade maior em acompanhar os trabalhos da cavalaria e atuação do Tenente em dias de jogos, visto que é difícil ter acesso à corporação.

Dando prosseguimento à essa ideia, realizamos os registros fotográficos e gravamos, em áudio, uma entrevista. Os trabalhos foram segmentados da seguinte forma: registros fotográficos no Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, localizado no bairro Prado e na atuação da cavalaria em jogos da Copa das Confederações. Os registros desta atuação foram realizados no dia 22 de junho, no jogo Japão e México, na capital mineira. O Tenente Paulo Roberto nos concedeu uma entrevista de vinte minutos, na qual realizamos um recorte envolvendo os temas: apresentação do seu perfil – como ele ingressou na Polícia Militar, a importância do inglês para a profissão, a relação do policial com os cavalos e a atuação na Copa das Confederações. O Tenente prontamente nos atendeu e não houve dificuldade para aquisição de material.

Achamos interessante a divulgação do audioslide, visto que a entrevista foi realizada no contexto das manifestações.

Equipe

Henrique Terra, Manuel Marçal e Raíza Albernaz

Etapas desta publicação

Proposta
Produto