BH na copa: mapeamento colaborativo

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

Com o objetivo de desenvolver um aplicativo que seja de interesse de moradores de Belo Horizonte e turistas durante a copa do mundo, apresentamos abaixo um protótipo de nossa proposta.

O aplicativo propõe desenvolver um mapeamento colaborativo da cidade. Usuário podem cadastrar locais na cidade que se enquadrem nas categorias: banheiros, manifetações, jogos, comemorações e preços. O objetivo é ter acesso de forma simples e visual para a localização destas dicas. O conteúdo também pode ser avaliado pelos usuários.

Até aqui já foram desenvolvidos as páginas (em português):

  • Página de login: onde os usuários podem se cadastrar;
  • Página inicial: onde podem encontrar os acessos para o menu e cadastramento de novos locais
  • Menu: acesso ao mapa por meio das segmentações – categorias; no seu caminho e novidades
    Essas páginas dão acesso ao mesmo mapa, entretanto, o conteúdo pode ser visualizado por categorias; ou todas as categorias que estão mais próximas da localização do usuário; ou ainda os últimos conteúdos adicionados.
  • Ao clicar em cada ícone marcado no mapa o usuário pode encontrar detalhes sobre o local, como nome, endereço, quando foi adicionado e comentários inseridos pelos usuários.

Desafios encontrados:

Nosso principal desafio foi descobrir como utilizar a plataforma EachScape, devido à seguidos erros para a atualização da página com o conteúdo inserido (tentamos utulizá-la em diferentes opções de browser mas o erro se mantinha e nos impedia de adicionar elementos na página), por este motivo desistimos de desenvolver o aplicativo por meio das plataformas disponíveis e decidimos apresentar aqui um protótipo de nossa proposta, demonstrando suas principais funções. Esta decisão permitiu ainda que apresentássemos uma versão visualmente mais próxima dos nossos objetivos iniciais.

Divulgação:
As primeiras etapas da divulgação serão a traves duma conta no twitter e um site informativo. Devido a natureca do produto ( um aplicativo) achamos muito importante de focalizar a divulgação na internet. A traves de publicidade veiculizada no Youtube e no facebook. Alcanzariamos uma divulgacao otima com a possibilidade de ter cartazes e publicidade outdoor no aeroporto, na rodoviaria e nos pontos de onibus do centro de Bh.

Próximas etapas:

  • Criar um nome para o aplicativo;
  • Finalizar as páginas que ainda não estão prontas;
  • Desenvolver o plano de divulgação;
  • Traduzir todo o conteúdo do aplicativo e divulgação.

 

Equipe

Bárbara Silva, Victoria Bravo

Etapas desta publicação

Proposta
Produto

4 comments

  • Geane Alzamora

    Oi meninas,
    muito bom o relatório de desenvolvimento, parabéns! Acho que falta apenas ressaltar como foram planejadas as ações e estratégias de divulgação para engajar usuários no mapeamento colaborativo.
    Geane

  • João da Mata

    Também fiquei em dúvida quanto a esta “questão temporal”. Os ícones desaparecerão quando as comemorações acabarem? Vocês oferecerão um histórico daquilo que já não acontece mais?

    No mais, adorei a proposta e, principalmente, a identidade visual!!! 😀

  • Pedro Lucchesi

    Oi,
    Creio que realmente seja muito difícil ou impossível desenvolver essa proposta com as plataformas que temos disponíveis. Gostei bastante da organização de vocês no relato do desenvolvimento do trabalho. A ideia geral do app ficou bem clara, assim como sua etapas de elaboração. Dúvida: para acessar esse app será necessário que sejamos cadastrados?
    As cores e combinações utilizadas ficaram ótimas, assim como os componentes do app. Além disso, a ideia de que as informações contidas nele resultem da colaboração dos usuários é ótima.
    O único problema que notei, se é que posso dizer assim, é em relação às categorias. Como elas têm naturezas bastante distintas, creio que podem criar algumas complicações. Por exemplo: os banheiros sempre estarão nos locais indicados (a princípio), mas essa não é a realidade das manifestações. O que acontece quando elas acabam? seus pontos no mapa do app são retirados?
    No caso dos jogos, eles serão sempre disputados no Mineirão, será que essa categoria é valida ou apenas seria necessária uma indicação do Mineirão no mapa?
    Fiquei em dúvida quanto ao que seriam as comemorações… e também quanto à colocação da categoria Preços..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *