BHmobile: desafios no desenvolvimento do aplicativo

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

Para a criação do aplicativo BHmobile estamos utilizando a plataforma App Builder que possui interface bastante intuitiva e de simples edição.

Nosso público alvo são turistas brasileiros e estrangeiros e pretendemos com o aplicativo que eles tenham acesso de forma simples aos principais conteúdos do site. Para tanto, aplicativo está subdividido nas seguintes categorias:

  • Atrações
    Divididas por tipo de percurso sugerido: centro-sul e butecando fora do centro. Em cada atração é possível encontrar um breve texto descritivo, uma pequena galeria de imagens, telefone de contato, endereço e mapa de localização.
  • Mapa
    Que inclui todas as atrações disponíveis até o momento.
  • Projeto
    Onde indicamos o site

Todo o conteúdo está disponível em português, inglês e espanhol. Uma peculiaridade é a função dicas disponível apenas para o conteúdo nas línguas inglês e espanhol (“Good to know” e “Buneno saber”). Nesta aba estão disponíveis dicas básicas para estrangeiros que estão na cidade como: um conversor de moedas, informações históricas sobre a cidade de Belo Horizonte, informações sobre as opções de transporte disponíveis na cidade e dicas básicas de português.

PRÓXIMOS PASSOS
Para dar continuidade ao processo estamos finalizando o aplicativo e formulando nossas ações de divulgação.

DIFICULDADES NO PROCESSO
Identificamos apenas um problema ao longo do desenvolvimento. Entre as plataformas pesquisadas para criação gratuita de aplicativos, todas aquelas que nos fornecem ferramentas de melhor qualidade de edição e publicação estão em fase inicial de cobrança pelo serviços. Com o App Builder não é diferente porém existe uma opção de teste na qual temos 14 dias para testar a ferramenta. Por acreditar na importância e adequação do uso de aplicativos dentro da nossa proposta de trabalho, decidimos utilizar esta opção de teste a fim de demonstrar a viabilidade da criação de uma aplicativo de forma simples e sem a necessidade de programação. Acreditamos num investimento para a manutenção da página BHmobile no futuro e, caso isso se confirme apos o encerramento da disciplina, temos interesse em verificar as opções de planos pagos para lançar o aplicativo uma vez que os custos não são tão elevados.

Para quem também está em busca de ferramentas para desenvolvimento de aplicativos sem necessidade de conhecimento prévio em programação sugerimos os seguintes sites:

Equipe

Bárbara Silva e Victoria Bravo

Etapas desta publicação

Proposta
Produto

3 comments