Uma alternativa para [re]descobrir a cidade

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

Devido às ponderações feitas nos comentários sobre nossa proposta, referentes ao amplo escopo do projeto proposto e o reduzido grupo para realizá-lo, apresentamos abaixo a adequação do nosso projeto inicial.

Proposta
Reunir em um só lugar opções de atrações na cidade com custo máximo de R$ 50,00. Tais atrações serão divididas em categorias como: arte, gastronomia, entretenimento, cultura e lojas. Mais que um roteiro específico propomos a apresentação de diferentes atrações localizadas em uma mesma região, permitindo que o usuário tenha liberdade para transitar entre as atrações, escolhendo apenas uma, ou um conjunto delas para visitar em um mesmo dia.

Ideia inicial
Inicialmente propomos a criação do aplicativo BeagaApp. Gratuito, o aplicativo teria como objetivo transformar o próprio usuário em um guia turístico. A plataforma escolhida para desenvolvê-lo foi a Fábrica de Aplicativos.

Ajustes
Devido à limitação da plataforma que não nos permitia a criação de subcategorias no formato imaginado, percebemos que insistir na tentativa de desenvolver o aplicativo utilizando as plataformas gratuitas disponíveis no mercado para desenvolvimento de aplicativos reduziria o impacto e amplitude desejados em nossa proposta. Sendo assim, migramos de aplicativo para site utilizando uma plataforma que nos permite realizar configurações para a leitura em dispositivos móveis. Como consequência deixamos de ser “BeagaApp”, para nos tornar “BHmobile”. O site está sendo desenvolvido na plataforma Wix e contém as seguintes subdivisões:

• Percursos – os locais estão segmentados por categoria – lojas, cultura e diversão, gastronomia. A divulgação de cada local é composta por galeria de imagens, descrição do local, horário de funcionamento, preço médio, localização em mapa e contatos.
  • Mapa da cidade – onde é possível encontrar em um único mapa todos os locais sugeridos. Cada atração é identificada por um ícone que ilustra a categoria a qual pertence. Clicando na atração desejada é possível ainda encontrar informações gerais sobre o local e o link para encontrá-la dentro do site.
  • Projeto – onde explicamos quem  somos e o projeto BHate50 como parte do Labcon. Este é também um espaço para divulgar as propostas da turma, incluindo links para os projetos no site do Labcon.

Nosso primeiro percurso é composto por atrações localizadas na região centro-sul da cidade as fotos utilizadas foram produzidas pelo grupo.

Utilizamos a plataforma WOOBOX para criar abas na página do Facebook e trazer para esa páginas algumas das funcionalizadas do site, como o mapa da cidade. A plataforma permite criar e gerenciar abas com o objetivo de atrair e engajar fans.

Estratégias de divulgação

• Além do site BHmobile, propomos ainda a criação de uma página no Facebook com o mesmo nome na qual postaremos teasers sobre as atrações sugeridas.
  • Após a finalização do projeto realizaremos divulgação nos canais do Labcon (Site, Twitter e Facebook) além de realizar intervenção nas ruas de Belo Horizonte espalhando QR Codes que redirecionariam para o nosso site.

Bárbara Silva e Victoria Bravo

Proposta
Produto

• Geane Alzamora

Também acho uma pena a ideia do aplicativo nao ter vingado… temos alternativa para isso em um próximo trabalho?
    Geane

• Anna Luísa Silveira

É uma pena que a criação do aplicativo ficou impossibilitada, mas acho que o site também é uma plataforma adequada para o produto de vocês. A divulgação dos outros produtos do labcon agregará muito para o usuário que poderá ter mais possibilidades seguindo variados roteiros. A intervenção nas ruas de BH com o QR Code é uma ótima ideia. Só acho que ficou faltando a região específica na qual vocês vão focar e, mesmo que haja variadas opções para os usuários, seria interessante que os integrantes do grupo também realizassem seu próprio roteiro.

• Pedro Lucchesi

Oi meninas,

Continuo achando a proposta de vocês muito legal, mesmo com a mudança feita em virtude da limitação do desenvolvimento de um aplicativo. Achei bacana as ideias de divulgação, pois são fundamentais.