Fonte: http://www.hudsoncunha.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Crian%C3%A7as-ocupam-o-Teatro-Dulcina-de-Moraes-em-curso-livre-de-Teatro-Infantil-1.jpg

Campanha Transmídia Timor Leste – Teatro

Proposta

Dentro da proposta transmidiática da campanha (http://labcon.fafich.ufmg.br/proposta-transmidia/), o grupo formado pelos alunos Ana Luisa Anjos, Arthur Carvalho e Gustavo Lopes ficou responsável por elaborar uma peça de teatro que tem como principal foco a educação do público infantil.

O objetivo é fazer com que as crianças consigam se projetar e identificar dentro da história e combatam, pessoalmente e cotidianamente, o vilão Senhor Sujeira, aprendendo, assim, os hábitos e dicas de higiene necessários para melhoras na saúde e combate a doenças e enfermidades. A peça elaborada pelo grupo é compacta, sem muitos desdobramentos e as tramas se desenvolvem de forma simples e rápida. Deverá ser encenada pelas próprias crianças das escolas que estarão participando do projeto transmidiático, sendo importante frisar que os personagens da campanha como um todo, assim como os atores da peça, serão crianças, para facilitar o processo de identificação.

Figurino

Para maior aproximação da peça teatral com os outros elementos da Campanha, decidimos pautar a escolha do figurino com base na semelhança com os personagens usados nas animações. É importante frisar que, apesar de ser o ideal, esse figuro não precisa ser seguido à risca, desde que, pelo menos, seja estabelecido um diálogo com a estética dos personagens virtuais.

Integração

Foi pensado em utilizar um grande QR Code no segundo cenário da peça, que aparece em dois momentos e é o cenário em que a peça termina, redirecionando para o site da Campanha. As referências de cenário podem ser conferidas mais adiante no vídeo simulatório.

Simulação da peça

Com intuito de facilitar a visualização da peça, o grupo decidiu realizar uma simulação de áudio do roteiro. Casamos essa demonstração com imagens que representam parcialmente os cenários pensados, descritos mais detalhadamente no Relatório Final, anexado no final desse post.

Relatório

Para saber mais sobre, segue o link para o documento completo:

Relatório Final Campanha Transmídia Timor Leste

Fonte da imagem de capa: http://www.hudsoncunha.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Crian%C3%A7as-ocupam-o-Teatro-Dulcina-de-Moraes-em-curso-livre-de-Teatro-Infantil-1.jpg

• carolinanicolau

Ei gente, muito legal a proposta de vocês. Quanto à apresentação no site, sugiro padronizar imagem de destaque com os outros grupos, e colocar as fotos dos figurinos em uma galeria, em vez de uma seguida da outra. Também seria legal ver algumas das referências que vocês usaram no relatório sem precisar acessar o outro link.

Abraço

• aninhaa.anjos

Obrigada pela contribuição! Colocamos as fotos em galeria. Algumas das referências podem ser vistas no vídeo, escrevemos isso no post para que fique mais claro.

Abraço

• anajucf

Ei, pessoal!

Muito legal! Acho legal a sugestão acima de colocar as fotos em uma galeria!
    Achei incrível vocês terem feito o vídeo, deu para entender melhor o pensamento do grupo! 🙂

Tenho duas sugestões bem básicas: colocar Sr. Sujeira, ao invés de doutor, para não ter risco de associar com médicos, coisas assim. E a outra é resumir um pouco os textinhos iniciais!

Mas gostei muito, parabéns!

Beijos!

• aninhaa.anjos

Agradecemos o elogio e a contribuição! As sugestões foram acatadas, mudamos para Sr. Sujeira no post e no Relatório. O primeiro parágrafo do texto também foi reduzido.

Abraços

• Geane Carvalho Alzamora

Olá pessoal,
    as ações de integração com os demais grupos não foram apresentadas. Incluam também as imagens propostas para o cenário, se possível considerando a possibilidade de evitar o uso intenso da barra de rolagem.
    Abs
    Geane

• aninhaa.anjos

Olá, Geane! Obrigada pelo feedback, atualizamos a questão da integração com a Campanha no geral. As imagens propostas podem ser visualizadas no vídeo, editamos isso no post para que fique mais claro. Já a questão da barra de rolagem acreditamos que foi solucionada com a galeria criada.

Abraços

• Luciana

Acho que seria interessante colocar imagens de referência para o cenário, como vocês apresentaram em sala. Se desse para disponibilizar o áudio com as falas, seria bem interessante.