Copa das confederações: como ir e onde ficar?

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

A partir da tarefa proposta pela disciplina de Laboratório de Criação em Mídias Digitais, nossa equipe elaborou um mashup, mapa colaborativo virtual, com informações sobre opções de hospedagem, trajetos e meios de locomoção destinado aos turistas interessados em acompanhar os eventos da Copa das Confederações realizados em Belo Horizonte.

A construção do mapa exigiu um levantamento inicial de hotéis de médio a grande porte com boa infra-estrutura, localizados nas regiões Central e Pampulha. Esse levantamento foi realizado através de buscas on-line, inicialmente por meio do google maps para a localização dos hotéis nas regiões estipuladas, e depois diretamente nos sites dos hotéis selecionados.

Após a coleta dos dados sobre os hotéis, procuramos: os valores das acomodações, alguns aspectos da estrutura do hotel (oferecimento de internet gratuito e café da manhã incluso ou não nas diárias e o número de quartos disponíveis. Entramos em contato com os hotéis via telefone para confirmar as informações.

Acerca desse último dado, o número de quartos disponíveis nos hotéis, não foi possível a obtenção de informações  sobre a projeção da ocupação no período da Capa das Confederações. Por meio da apuração via telefone, conseguimos obter, ainda que com muita dificuldade, informações apenas sobre a do dia 08-04-2013 ao informarmos que éramos um grupo de turistas interessados em nos hospedarmos, pois após um primeiro contato em que nos identificamos omo estudantes interessados em elaborar uma matéria jornalística, nos foi informado que as informações eram sigilosas e não poderiam ser repassadas ou que devido a distância do evento não havia tais informações. Dessa forma, será encontrado no mapa o número total de quartos disponíveis nos hotéis. O turista que consultar o mapa, deverá, portanto, realizar o contato para verificar a disponibilidade de vagas na data desejada.

Após a definição dos hotéis, foram desenvolvidas rotas dos principais pontos de acesso, via táxi e transporte público, de cada hotel para os seguintes pontos: Mineirão, Aeroporto de Confins e Terminal Rodoviário do centro com indicações de valores médios e locais de embarque. Para esse processo, utilizamos o google maps; acesso ao site da BHtrans para confirmação de itinerários e tarifas; consulta ao site de simulador de tarifas de táxi em Belo Horizonte e ao site responsável pela linha conexão aeroporto.

Por fim, foram realizadas as buscas de imagens e a postagem de todas as informações no google maps, realizando assim a efetiva criação do mapa.

Consideramos que estas seriam as informações mais úteis ao turista que venha se hospedar em Bh, de acordo com o recorte estabelecido pela nossa pauta. Esperamos, portanto, que o mapa seja útil e atenda ao seu propósito: informar e facilitar a vida do leitor.

Sites buscados:

– Sites de hotéis e de reserva de hospedagem;

Relatório

Ana Carolina Gomes, Bianca Martimiano, Leandro Lourenço e Lorena Calonge.

Etapas desta publicação

Proposta
Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *