Copa: datas de inauguração e gastos previstos para os estádios

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

A partir  da proposta lançada pela disciplina Laboratório de Criação em Mídias Digitais, o grupo escolheu abordar dois principais vieses para o desenvolvimento do trabalho: a comparação do orçamento inicial dos 12 estádios, aonde acontecerão os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e o valor real gasto nas obras e as metas para as inaugurações, verificando o cumprimento dos prazos estabelecidos.

O levantamento de dados foi feito através de sites oficiais e não-oficiais. Boa parte das informações estavam desencontradas e as fontes oficiais desatualizadas. A partir de uma comparação entre dados e verificação, estabelecemos alguns sites para serem utilizados como fontes.

Em relação ao orçamento dos estádios, os sites utilizados foram: Valor Econômico e Portal da Transparência. Comparando o custo inicial planejado e os custos adicionais que foram necessários para a realização da maioria das obras foi desenvolvido um infográfico, utilizando os recursos da plataforma virtual Infogr.am.

Para a parte da inauguração dos estádios, foram utilizados os sites Folha de São Paulo e Portal UOL. Tambén, através do Infogr.am, desenvolveu-se um infográfico que expõe os estádios que foram inaugurados na data prevista e os que tiveram que prorrogar o prazo para o lançamento.

A partir do lavantamento de dados, iniciamos a busca por uma entrevista com um especialista, que pudesse nos dar um relato sobre os dados levantados. Tentamos entrar em contato por telefone, e-mail e pessoalmente, com vários profissionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (FACE), me especial do Cedeplar, e no curso de Ciências do Estado da UFMG, porém não obtivemos sucesso. Dessa forma, utilizamos como fonte o artigo “Copa do Mundo 2014: Impactos Econômicos no Brasil, em Minas Gerais e Belo Horizonte” dos autores Edson Domingues, Admir Júnior e Aline Magalhães.

– Sites utilizados:

Relatório

Ana Carolina Gomes, Bianca Martimiano, Leandro Lourenço e Lorena Calonge

Etapas desta publicação

Proposta
Produto