#DataMapa Homicídios por Arma de Fogo em Minas Gerais

Num primeiro momento, optamos por trabalhar com dados relacionados à violência. Depois de breve pesquisa de possíveis fontes de dados, nos deparamos com o relatório “Mapa da Violência 2015 | Mortes Matadas por Armas de Fogo”, do autor Julio Jacobo Taiselfisz, em parceria com a Unesco e o Governo Federal.

Como diz a descrição do relatório “O estudo focaliza a mortalidade por armas de fogo no Brasil no período de 1980 a 2012. São homicídios, suicídios e acidentes, pela ação de armas de fogo (…) São apontadas as características da evolução dos óbitos por armas de fogo nas 27 Unidades da Federação, nas 27 Capitais e nos municípios com elevados níveis de mortalidade causada por armas de fogo.” Optamos por realizar um primeiro recorte nos dados, focando somente no estado de Minas Gerais. Isso, por si só já representa um desafio, devido ao elevado volume de informações apenas no estado. Dessa forma, optamos também por trabalhar apenas com os municípios em que existe uma taxa média de homicídios, apresentada no relatório para as cidades que possuem mais de 20 mil habitantes. O índice da taxa média é calculado para 100 mil habitantes e possibilita uma comparação mais fidedigna entre os municípios, uma vez que o número de habitantes nas cidades influencia no volume de homicídios.

É importante ressaltar, que em nossa análise, consideramos apenas os homicídios, afim de destacar justamente a questão da violência. O relatório traz a diferenciação entre os óbitos contabilizados: “Dentre as causas de óbito estabelecidas pelo CID-10, relacionadas com o uso de arma de fogo, utilizaremos em nosso estudo os seguintes títulos: • W32 a W34. Acidente: óbitos por traumatismos causados por disparo acidental de arma de fogo; • X72 a X74. Lesões autoprovocadas intencionalmente ou suicídios por AF; • X93 a X95. Agressões intencionais ou homicídios por AF; • Y22 a Y24. Intenção indeterminada, quando não foi possível determinar se foi acidente, suicídio ou homicídio, só que a morte foi originada por ferida de bala.”

Desse modo, nosso mapa representa apenas os óbitos causados por “Agressões intencionais ou homicídios por AF”.

Proposta  Produto

1 comment