#DataMapa Óbitos por suicídio nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Proposta:

Aqui, pretende-se produzir um mapa com os últimos dados disponíveis sobre um aspecto específico da realidade da mortalidade no estado: as mortes resultantes de lesões autoprovocadas voluntariamente, ou seja, suicídio. Para isso, utilizaremos os dados coletados e disponibilizados pelo banco de dados do Datasus referentes aos ano de 2012 e 2013, último período divulgado – considerando os municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, utilizaremos o site cartoDB para processar os dados selecionados via arquivo .csv e, assim, produzir o mapa com os resultados para análise.

Com o mapa estruturado, esperamos perceber pistas e variações sobre a morte voluntária nos últimos anos na região selecionada. Trabalharemos com os números de ocorrências a cada 100 mil habitante, para termos a noção proporcional dos resultados.

Lesões Autoprovocadas Voluntariamente:

Escolhemos trabalhar com os dados referentes ao índice de mortalidade por lesões autoprovocadas voluntariamente (suicídio) pois acredita-se que esse seja um importante indicador de saúde pública.  Além de apontar a taxa da ocorrência de óbitos “prematuros”, ele também expõe a importância de uma maior atenção aos problemas patológicos de natureza mental e/ou psicossocial.

Equipe

Gabriel Dutra, Laura Tupynambá e Rafael Rodrigues 

Etapas desta publicação

Desenvolvimento  Produto 

2 comments