#DataMapa Repasse o do Governo Federal para educação dos municípios da RMBH

A coleta de dados para este trabalho mostrou-se tarefa penosa. Inicialmente tinha pensado em trabalhar com dados de 2013 e 2014. Mas não encontrei todas as informações sobre 2013 então escolhi comparar 2014 com 2010. Ano em que se encontra dados mais facilmente na rede.

Durante a construção do gráfico mapa sobre o repasse para a área da Educação nos municípios da grande BH senti algumas dificuldades com o Cartodb. Ele não reconheceu todos os municípios de RMBH, logo tive que preencher os dados manualmente o que demandou bastante tempo e paciência.

Optei por usar população e não os alunos dos municípios pois seria muito difícil encontrar o número de alunos das 34 cidades da Grande BH dentro do tempo para a proposta do trabalho. Os dados populacionais servem como parâmetro e são de fonte copnfiável, IBGE, no caso.

Não consegui encontrar uma solução efetiva para destacar o repasse por habitante dos dois anos ao mesmo tempo. A forma como pensei superar o problema foi colocando nos balões com os principais dados. Quando clicamos na área do município temos informações de 2010, e quando passamos o cursor no local temos as informações de 2014. Escolhi que o ponto de inserção ao passar por uma área traria ao usuário os dados de 2014 e não os de 2010. Pensei que assim fossa melhor pois 2014 é um ano mais próximo de nós que 2010.

Saulo Gargiulo Gonçalves

Proposta  Produto