#BHate50 – Descobrindo uma cidade musical

Você é daqueles que acham que Belo Horizonte só tem opções caras ou desinteressantes para curtir um bom som? Nós discordamos! Como parte do projeto #BHaté50, vamos apresentar sete opções boas, bonitas e baratas para você se divertir e ouvir música de qualidade. São espaços, projetos ou eventos que trazem diversos estilos musicais e dão oportunidade a talentos escondidos no “underground” da capital mineira. Além da música, debates, apresentações teatrais e diversas outras manifestações artísticas podem ser encontradas em alguns dos eventos listados abaixo. Não deixe de conferir os vídeos e descobrir qual local é seu preferido!

Matriz Casa Cultural

matriz

A Casa Cultural Matriz é o ponto de encontro preferido para os amantes da música independente em Belo Horizonte. Do Heavy Metal à MPB, passando pelo Indie Rock, pelo Rap e pela música eletrônica, a Matriz apresenta boa música a preços acessíveis. A casa não costuma cobrar mais do que R$10 pelos shows de Rock Alternativo, carro-chefe da programação. Se quiser ouvir o que há de novo na cena underground de BH, não deixe de visitar a Casa Cultural Matriz.

Preço de entrada: 10 – 20 reais

Página no Facebook: www.facebook.com/matrizbh      

Telefone: 031 3212-6122

E-mail: matriz.contato@gmail.com

Website:  www.matrizbh.com.br

Endereço: Rua Guajajaras, 1353 – Barro Preto

Vídeo:

 

 

Quarteirão do Soul

soul

A Rua Santa Catarina, entre a Avenida Amazonas e a Rua dos Tupis, se transforma todo sábado em palco para uma invasão dos anos 70 no centro de Belo Horizonte. Pessoas de todos os tipos e idades se reúnem em torno de pick-ups de vinis e carpetes estendidos pela calçada para cantar, dançar e ouvir black music. E o melhor: É de graça!

Entrada Franca

Página no Facebook: www.facebook.com/quarteiraodosoul

Telefones: 031 9649-2060 ou 031 8644-0554

E-mail: contato@quarteiraodosoul.com.br

Website:  www.quarteiraodosoul.com.br/

Endereço: Rua Santa Catarina, entre a Av. Amazonas e Rua Tupis – Centro

Vídeo:

 

Roodboss Soundsystem

 

rood

As atividades tiveram início em 2008 instalando-se nas ruas e praças de Belo Horizonte. Além de potencializar o bom uso dos espaços públicos, os eventos aproximam uma enorme quantidade e diversidade de pessoas que acabam contaminadas pelos ritmos num clima de pura diversão e harmonia. Atualmente, os eventos se dividem entre os de entrada franca, com a ocupação de praças (como a Duque de Caxias, em Santa Tereza) e eventos em locais cobertos, com entrada paga.

Preço: 0 – 20 Reais

Página no Facebook: www.facebook.com/roodboss

E-mail: roodboss.sound@gmail.com

Website: www.roodboss.com/

Endereço: Itinerante

 Vídeo:

 

 

Rapa do Papa

papa

Para quem curte Rap e a cultura Hip-Hop, o melhor lugar para ir aos domingos em Belo Horizonte é a Praça do Papa. É lá que acontece a “Rapa do Papa”. Vários MC’s da cidade participam de duelos, muitas vezes com teor político. Debates a respeito da cena Hip-Hop, sobre feminismo, e muitos outros temas pertinentes à sociedade também podem ser vistos por lá. Basta chegar e participar!

Entrada Franca

Página no Facebook: www.facebook.com/RapaDoPapa

Endereço: Praça Governador Israel Pinheiro (Praça do Papa)

Vídeo:

 

 

 

 

Quarta Cultural

quarta

Criado experimentalmente em 2004, o Quarta Cultural busca contribuir para a formação de público nas áreas da música clássica e popular. A grande aceitação do público e a parceria com instituições e artistas sensíveis ao projeto permitiram que ele crescesse e se consolidasse. Pensado como alternativa de lazer cultural para as milhares de pessoas que circulam na região, o projeto tem entrada franca e os músicos e grupos que nele se apresentam o fazem gratuitamente.
O projeto, visa incentivar e divulgar artistas em início de carreira, oferecendo-lhes uma oportunidade de contato direto com o público, num ambiente apropriado e num dos espaços culturais mais valorizados de Belo Horizonte.

Entrada Franca

Telefone: 031 3409-8300

E-mail: conservatório@ufmg.br

Website: www.ufmg.br/conservatorio

Endereço: Rua Guajajaras, 100, Centro

 

Vídeo:

 

 

Concertos no Parque

 

parque

Todo mês, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti recebe uma orquestra para um domingo de música clássica. Verdi, Beethoven, Mozart, Bach e muitos outros grandes compositores fazem parte do repertório das orquestras convidadas. Algumas edições contam com temáticas especiais, como a Orquestra Mineira de Rock. Mais uma atração gratuita para quem gosta de boa música.

Entrada Franca

Página no Facebook: www.facebook.com/fundacaoclovissalgado

Telefone: 031 3236-7400

Website: www.fcs.mg.gov.br

Endereço: Parque Municipal, Avenida Afonso Pena, Centro

 

Vídeo: 

 

Espaço Comum Luiz Estrela

luizestrela

No dia 26 de outubro o Espaço Comum Luiz Estrela abriu suas portas para a comunidade reativando um prédio público abandonado desde 1994 na rua Manaus, na Zona Leste de BH. Vestindo figurinos teatrais, dezenas de agentes culturais e ativistas sociais de diferentes ideologias participaram de uma instalação artística que culminou com a devolução do prédio à comunidade. Exposições, debates, apresentações teatrais e, é claro, muita música, ditam o tom do local.

Entrada Franca

Página no Facebook: www.facebook.com/espacoluizestrela

Website: catarse.me/pt/espacocomumluizestrela

Endereço: Rua Manaus, 348, Santa Efigênia

Vídeo:

 

 

E aí? Curtiu? Quer colaborar? Acesse nosso mapa e dê a sua sugestão de atração musical barata em BH!


Visualizar Um dia de música em Belo Horizonte em um mapa maior

 

Reportagem

Gustavo Aleixo, Luana Flávia, Roberto Rodrigues

Etapas desta publicação

Proposta
Desenvolvimento

1 comment

  • Geane Alzamora

    Oi pessoal,
    a matéria ficou bacana, mas tentem evitar a barra de rolagem tão ampla, pensem na composição visual de uma tela.
    Geane