DESENVOLVIMENTO-Análise de um capítulo da novela Babilônia.

Aluno: Saulo Gargiulo Gonçalves

DESENVOLVIMENTO.

Inicialmente, houve um atraso, de dois dias, na coleta de dados devido a a dois fatores. O primeiro, está ligado a problemas de comunicação com minha dupla, que por fim acabou se desligando da disciplina. E o segundo, relacionado ao primeiro, foi a escolha do tema. Pensei, primeiramente, sobre a polêmica novela Babilônia, exibida de segunda a sábado pela Rede Globo de Televisão. Fiz um teste, usando a plataforma Flocker, indicada para o trabalho, no sábado dia 11 de abril. Não obtive tantos resultados, o que me fez mudar o tema para a série Vikings, que vai ao ar toda quinta-feira, nos Estados Unidos, no canal History Channel.

A série encontra-se na reta final de sua terceira temporada,  possui algumas hashtags próprias, e se tornou carro chefe de audiência do canal. Porém, me deparei com um problema. Como assistir em tempo real um episódio transmitido fora do país? Após definidos os termos, e uma pesquisa geral sobre a série, procurei exaustivamente por duas horas algum site que me permitisse acompanhar o novo capítulo. O resultado: uma série de sites fraudulentos, e alguns vírus no meu computador.

Retornei então a minha ideia inicial. a novela global, Babilônia, de Gilberto Braga. Realizei uma pesquisa sobre a novela, escolhi termos para usar no Flocker, alguns gerais sobre a novela, e outros que de acordo com o que observei poderiam dar resultados interessantes.

Na quinta-feira, dia 16 de abril,  comecei a monitorar os termos no twitter, através do Flocker, às 21h e 54 min. Encerrando a monitoração às 23h e 8 min. Começando pouco antes do início do capítulo e encerrando um pouco depois.

Salvei regularmente imagens PNG das redes, e das nuvens de palavras apresentadas, a cada cinco minutos, ou a cada dez, dependendo da intensidade das interações na rede. Observando também o twitter da Rede Globo, tentando monitorar algumas hashtags que a emissora postava sobre a novela. Foram retirados Prints dos twitter mais relevantes no decorrer do processo.

-Dificuldades com a ferramenta Flocker.

No decorrer da monitoração pude observar uma falha da plataforma, já avisada em sala de aula pelo professor Carlos d’Andréia. Ao procurar muitos termos ao mesmo tempo é comum que o programa pare, o que nos obriga a pausar e recontinuar a busca pelas interações envolvendo o termo.

O que aconteceu é que apenas dois termos foram monitorados perfeitamente durante o processo são eles “Homofobia” e “preconceito”. Outros como “novela”, “família”, entre outros, travaram e mesmo tentando regularmente, não continuaram a buscar. Alguns termos inseridos durante a transmissão, nomes de atrizes, hashtags postadas pela emissora, não apresentaram resultados em decorrência dos limites da ferramenta.

Logo, a análise final da transmissão apresentará conclusões baseadas no que foi conseguido no decorrer da monitoração. Mesmo com as limitações, algumas coisas interessantes foram captadas e serão melhor descritas no trabalho.