Capitania do Samba: O samba mineiro com o melhor do som nacional

A banda Capitania do Samba reúne diversos estilos musicais em um único ritmo: o samba!

REPORTAGEM DE: Aryanne Araújo, Gabrielle Cunha, Graziella Silva, Raquel Siqueira

Com menos de um ano de estrada, a Capitania do Samba já dá passos firmes no cenário da música em Minas Gerais. Em entrevista com Edy Bass, idealizador da Capitania, ele disse que o grande diferencial da banda é que suas canções, de autoria própria e regravações, carregam influências sociais que são próprias das Minas Gerais, as quais, o samba de outra parte do Brasil, não conseguiria interpretar. O próprio nome “Capitania do Samba” veio a partir do significado do termo “capitania”, ou seja, “territórios”, “circunscrições territoriais”. Desta forma, a proposta da banda é fazer uma alusão a territórios do Samba.

Da esquerda para a direita: Edy Bass, Michel Pedrosa e Elcio Costa. Foto: Divulgação/Site Oficial

Atualmente a Capitania do Samba tem como integrantes Edy Bass (vocal e violão), Michel Pedrosa (percussão), Elcio Costa (baixo e guitarra) e artistas convidados. Segundo Edy, é “a influência musical heterogênea dos músicos que dita o tom da banda”. Ele ainda acrescenta que esse mix de sons é um dos segredos da Capitania, que tem influências da MPB, do Pop Rock Nacional, assim como do Reggae, Xote, Baião e Soul. Para o vocal, a Capitania do Samba é uma espécie de fusão da “música raiz brasileira e contemporânea”.

O grupo faz apresentações em estabelecimentos com música ao vivo, realiza shows, festas de aniversário e eventos empresariais. As cidades de Conselheiro Lafaiete, Barão de Cocais, Lagoa Santa, Santa Luzia, Esmeraldas, foram só algumas das paradas desses músicos que tem tudo para ganhar as terras mineiras.

Quer saber se a Capitania do Samba vai tocar na sua cidade? Saiba mais sobre a banda e confira a agenda de shows no site.

Acesse as redes sociais da Capitania do Samba:

Conheça outras músicas de autoria da banda no Palco MP3.

8 comments

  • Geane Alzamora

    Oi pessoal,
    ficou bem bacana a proposta, parabéns. Acho, porém, que poderiam ter investido em uma produção própria, além de apenas redirecionarem para os sites deles.
    Geane

  • camilamarques

    Parabéns, meninas. Achei a matéria muito bem escrita e bem construída. Senti apenas falta de um pouco mais de movimento, curiosidades. Como entrevistas, imagens feitas por vocês, agenda de shows… etc

  • barbaranery

    Gostei muito do texto e concordo com a Carla, vale citar a fonte da entrevista caso ela não tenha sido feita por vocês. Talvez colocaria o vídeo antes, dando maior destaque a ele, por ser o que de fato apresenta a música da banda. Talvez comentá-lo, para o tornar parte da notícia e não apenas um “extra”. Adorei o link para as redes sociais.

  • alineazevedo

    Muito bacana a proposta da banda e o interesse do grupo em divulgá-los, mostrando que o samba também está fortemente presente em Minas Gerais. Gostei da forma que vocês utilizaram dos atalhos para as diversas redes sociais da Capitania do Samba.

  • marcellaximenes

    Achei muito legal vocês promoverem as várias redes sociais da banda, fazendo ligação com outras plataformas.

  • Louise Vieira

    Parabéns pela matéria! Gostei da forma de escrita meio informal, como o próprio assunto pede. Tenho que concordar com o Helio, queria muito ver um outro vídeo, de um show talvez. A matéria é curta e, para mim, funciona mais para despertar a curiosidade que para saciar ela. Gostei bastante.

  • carlaresgala

    Olá Meninas, gostei muito da matéria, não conhecia a banda Capitania do Samba.
    Achei o post bem construído e harmônico visualmente, só senti falta da identificação da fonte das informações: se vocês promoveram entrevistas com o grupo ou se o conteúdo sobre a banda foi tirado da internet. O mesmo da fotografia, se vocês que tiraram ou se retiraram de algum site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *