Do Homo Habilis ao Ciborgue

O ser humano surgiu na Terra acerca de 2 milhões de anos. Desde então passou por vários estágios de evolução.

Primeiro veio o homo habilis que viveu entre cerca de 2,4 a 1,8 milhões de anos atrás. Depois evoluiu para o homo erectus que viveu ha 1,8 milhões de anos.

Entre 250 e 30 mil anos atrás viveu o homo neanderthalensis. E finalmente, a cerca de 200 mil anos surge o homo sapiens, que seria o último estágio da evolução humana até então. Será mesmo?

Em todos os estágios de evolução do ser humano algo que indicava que ele havia evoluído eram as habilidades com objetos e a capacidade de usar a inteligência para sua sobrevivência. O homo sapiens conseguiu adaptar diversos objetos não só para sobreviver, mas para viver melhor e superar seus próprios limites.

Do homo sapiens então passamos para o Ciborgue, um organismo dotado de partes orgânicas e cibernéticas, com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial. Não, isso não é conversa de filme de ficção científica.

Será que estamos mesmo tão longe do Ciborgue? E mais: estamos mais próximos do homo sapiens ou do Ciborgue? Existe mesmo um abismo entre os dois nos dias atuais?

Será o Ciborgue o último estágio da evolução humana? Isso, só o tempo para dizer.

Grupo

Anny Lima, Laiene Souza, Laryssa Braga e Melissa Ribeiro