Don’t Be A Gringo

Muitos gestos do nosso cotidiano, aparentemente óbvios à primeira vista, podem ser mal interpretados por estrangeiros que não compartilham dos nossos referenciais simbólicos, e isso pode causar vários mal-entendidos. Bons exemplos disso são o gesto de juntar os dedos indicador e polegar num círculo e erguer os três últimos dedo, que apesar de ser obsceno no Brasil é conhecido com sinal de OK em vários outros países, e o sinal de figa, que é considerado ofensivo em países como Grécia e Turquia. Por isso, em momentos de intercâmbio cultural, é interessante que haja uma fonte de referência para ajudar a esclarecer esses mal entendidos.

É nesse contexto que surge o aplicativo Don’t Be A Gringo. O aplicativo se propõe a catalogar alguns dos gestos comuns no Brasil, com os quais os estrangeiros podem se deparar ao longo de sua estada no país durante a copa, de maneira a facilitar o entendimento. Além de compreender o que se está tentando dizer, os estrangeiros podem também se expressar em alguma situação em que não tenham domínio da língua.

Don’t Be A Gringo reúne uma série de vídeos de diferentes gestos do Brasil. Os gestos são divididos em três categorias, com base nos contextos de seu uso: bares, transporte e cotidiano. O conteúdo está disponível em inglês e em português, para o nativo da região que queira se divertir com o viés humorístico dos vídeos.

O aplicativo está disponível para download em dispositivos Android e pode ser acessado via navegador nos demais sistemas operacionais (iOs e Windows Phone) e em computadores.

Acesse o aplicativo pelo seu computador.
QR Code para acesso via navegador do smartphone:

QR Code cópia

QR Code para download em dispositivos Android:

qrcode android

EQUIPE

Arnaldo Garcia, Larissa Campos, Luíza Alfenas, Paula Pinheiro

teste

Etapas desta publicação

Proposta
Desenvolvimento

8 comments

  • gustavoaleixo

    Ficou muito bacana! É Incrível como que a simplicidade é um fator extremamente positivo em termos de aplicativo e foi exatamente neste ponto que o trabalho de vocês se sobressaiu. Parabéns!

  • luanafms

    A princípio imaginei que a ideia não seria tão útil quanto agora percebi ser. Muito legal perceber as diferenças de gestos tão simples e que pelo visto tem uma grande utilidade para os estrangeiros como foi o caso da colega Victoria Bravo! O trabalho ficou muito interessante e simples. Acredito que a ideia poderia ser expandida.

  • Geane Alzamora

    Ei pessoal,
    bom trabalho! Acho apenas que o “dicionário de gestos” poderia ser ampliado, considerando categorias de busca, tais como essas que vocês já elencaram. Não se esqueçam de traduzir para o inglês ou espanhol texto de abertura também.
    Geane

  • barbarasilva

    Oi gente, gostei bastante do aplicativo de vocês. Acho que a ideia é simples, muito clara e fácil de disseminar. A escolha do nome também foi muito boa.
    Parabéns ao grupo.

  • Pedro Lucchesi

    Muito legal a proposta de vocês, deu super certo. Concordo com a Anna Luísa, acho que o texto poderia ser um pouco mais direto.

  • Anna Luísa Silveira

    Como a Rodarte e Victoria, gostei bastante do aplicativo, achei funcional e muito útil. E assim como elas, acho que pode ser expandido. Minha única pontuação é que o texto poderia ser reduzido, nada que me incomodasse, mas acho que vocês poderiam apresentar o aplicativo logo no início. Parabéns!

  • Ana Rodarte

    Foi a ideia que mais curti dentre as apresentadas em sala. Quando fui a São Paulo pela primeira vez, vi as peculiaridades da moda mineira e de nossos gestos. De repente, me pareceu muito estranho pontuar as frases com “uai”. Hahaha! Gostaria que o projeto se ampliasse, ou virasse uma página no FB (ou em outras plataformas, acho que estamos um tanto saturados do FB).

  • Victoria Bravo

    Adorei! Aprendi demais hahah.Depois de 4 meses no brasil comprendi que o gesto de “lotado” nao e “fraco, com medo” como e na Argentina haahah.4 meses achando que o motorista me chingava desde o onibus?? como nao fizeram o aplicativo antes?? hahaha. Gostei do nome e do design. Achei o aplicativo,simple e facil de usar .Os videos erao claros, so que adoraria que fizeram os gestos duas vezes, ou tipo um ‘ como fazer o gesto?”hahaha explicando como colocar a mao e tudo.
    Ficou legal !acho que ate daria para nao so faze lo de gestos mais de algumas palavras importantes tambem.

    Parabens !!