Uma linha do tempo para você ficar sabendo tudo sobre o Enem

Você quer conhecer os principais acontecimentos relacionados ao Enem? Então não deixe de conferir a linha do tempo elaborada com as principais polêmicas e os eventos relevantes envolvidos no Exame. Selecionamos os eventos mais relevantes e acontecimentos que aconteceram desde seu surgimento. Clique no link e navegue para saber mais!

Reportagem

Marina Patrus, Raissa Galvão e Eduardo Damasceno

Proposta

• Paula Alkmim

Achei que do ponto de vista da forma a proposta ficou boa. Mas do ponto de vista da informação, algumas questões precisariam ser melhor exploradas/apuradas. Por exemplo, vocês falaram do vazamento das questões em 2011, mas e os erros de impressão, em 2010 e, principalmente, o roubo da prova, em 2009? Sobre a questão das perspectivas penso que poderiam ter trabalhado melhor. A questão das cotas tem a perspectiva até 2016, mas faltou mencionar que na edição 2012 ela já estava valendo com o percentual mínimo de 12,5%. Ainda sobre as perspectivas, há, por exemplo, o fato de que o MEC estuda usar o Enem para substituir a prova Brasil.

• Rafael Andrade

A interatividade ganhou muito com a linha do tempo. A possibilidade de navegar por onde quer ir é o grande trunfo do jornalismo moderno eu acho.

• Geane Alzamora

Ei pessoal,
    parabens pelo trabalho, completo e bem delineado. Também não consegui entrar na entrevista (?) e nao se sabe porque alguns anos foram suprimidos (2006 e entre 99 e 03). Acho também que a parte relativa às tendências poderia ter sido mais desenvolvido e, talvez, fosse interessante fornecer links para as materias sobre o enem atual.
    Geane

• Marina Patrus

Olá pessoal! Iremos rever por que a entrevista não está aparecendo. Não colocamos todos os anos, pois selecionamos aqueles em que realmente ocorreu algo de relevante para a história do Enem. De qualquer forma, adorei a sugestão da Terezinha, e podemos pensar sim em acrescentar um nota ao leitor.

• Larissa Padron

Aodrei a linha do tempo! Ótima ideia e super didático! Só não consegui visualizar a entrevista.

• Joana Ziller

Oi, gente
    Gostei da pauta e da solução que encontraram com o WordPress. Só não consegui abrir a entrevista.
    Joana

• Terezinha Silva

Ficou bem legal, mesmo.
    Só não entendi por quê pularam alguns anos. Não conseguiram informações? Talvez fosse importante colocar uma notinha sobre isso pra justificar ao leitor.
    Eu também não consegui acessar a entrevista.

• Laura Veloso

Meninos, curti demais a linha do tempo de vocês! Muito interessante ver quantas mudanças ocorreram com o mesmo exame!

• Luís Cunha

Achei a pauta muito interessante e achei a solução muito criativa. Também achei bem esperto colocar o link para as declarações, notas, programas etc.

Só não consegui encontrar nada na página da entrevista ):

• Amanda Jurno

Oi Meninos, adorei a linha do tempo de vocês… apesar de não terem usado a que nós sugerimos. Gostei muito da solução que encontraram e assim, realmente, existem mais possibilidades.
    Tomei a liberdade e coloquei uma imagem no post de vocês… conversamos em sala de aula sobre isso.

Beijos

• Bruna Sobreira

Boa a ideia de fazer uma linha do tempo já que o ENEM teve mudanças em sua trajetória e casos polêmicos. Acho que seria legal se você colocasse mais sobre esse ano, por exemplo, que houve uma informação falsa disseminada pela internet de que o ENEM tinha sido cancelado, a história que alguns alunos postaram fotos da prova na internet e o Ministério está investigando, que deu tudo certo, por aí vai. A ideia foi ótima!