#ensaioBH: Lembranças de fora

Esse é um ensaio sobre BH, mas não sobre a cidade em si. É um ensaio sobre pessoas e sobre lembranças que elas trouxeram pra cidade há muito tempo atrás.

Em meados de 1988, muitas famílias que residiam em Cachoeira dos Antunes (município de Rio Manso), foram desapropriadas para que fosse possível construir a barragem do Rio Manso e, dessas, muitas vieram para BH, carregando lembranças e muita saudade do local.

Hoje, 27 anos depois, com a crise hídrica e o baixo nível da represa, em uma caminhada promovida pela Prefeitura de Rio Manso, os antigos moradores puderam voltar ao local e reconhecer uma parte daquilo que esteve submerso por tanto tempo.

A partir dos restos das casas e mesmo com o mato que tomou conta do local, muito ainda é possível recordar e imaginar da vida de quem vivia no município, e entre uma saudade e outra, as fotos foram realizadas, buscando mostrar o que ainda restou e ficou visível da antiga cidade.

Aluna: Nathália Tameirão

14 comments

  • Millenne Ferrante

    Muito bonito e triste o ensaio. Acho que a escolha da sépia favoreceu muito, pois deixa um ar de algo antigo, de um passado melancólico e abandonado. Boas fotos. Faltou apenas o nome do autor das fotos.

  • Maria Dulce Miranda

    Muito bom o ensaio! Acho que a escolha do tom das fotos casou bem com o tema das fotos. O sentido se completa mais ainda com o texto. Parabéns

  • Gabriel Amorim

    Ótima escolha do tema e o efeito utilizado ajudou muito na criação da sensação do que seria estar nesse local. Além disso o texto tornou a compreensão muito mais simples. Muito bom.

  • Stella Nardy

    As fotos estão bonitas demais e passaram muito bem a sensação a que se propôs. O tema foi super original.

  • liviaaraujo

    As fotos ficaram lindas e a história é muito interessante, tocante até. Achei os objetos fotografados bem diferentes, conferindo originalidade à narrativa. A identidade presente nas cores, evocando nostalgia, também foi bem escolhida.

  • Lucas Vitorino

    Interessante como o ensaio aborda uma perspectiva nova de Belo Horizonte, não da cidade em si, mas sobre as pessoas e o passado que a compõe. As cores, o filtro e a composição cumpriram bem seus papéis nas fotografias.

  • lylianegoulart

    Os enquadramentos das fotos e os efeitos utilizados fizeram com que as fotos causassem melancolia, ao me ver, é esse o sentimento daqueles moradores desapropriados.

  • Carolina Resende

    Gostei da proposta, achei as fotos muito bonitas. Mas acho que essa narrativa merece mais fotos, por ser uma questão histórica e sobre um município.

  • Davidson Leite

    Gostei muito do tema e da maneira bem subjetiva (e quase abstrata em algumas fotos) como ele foi abordado no ensaio. A escolha do filtro/efeito também foi bem apropriada para a proposta nostálgica.

  • Luisa Lanna

    Gostei muito do tema. É interessante o diálogo entre a temática e a própria condição memorial da fotografia em si.

  • Flávia Ruas

    Adorei a temática da narrativa e como a proposta do trabalho foi apropriada para a sua produção. As fotos trazem uma sensação de vazio, de abandono, e imagino – a partir do que você relatou com as fotografias – o quanto deve ter sido chocante, nostálgica e triste a visita dos antigos moradores ao local fotografado.

  • Victor Cordeiro

    Legal a ideia do ensaio, um tema bastante original. Gostei também do texto que você fez de introdução. Sobre as fotos, é intrigante pensar na história que aquelas ruínas carregam, bem como no significado que elas têm para essas pessoas.

  • Ana França

    O ensaio é muito bonito, tanto por sua descrição quanto pelas fotos. É uma narrativa bastante triste, mas que precisa ser contada e repassada para que ninguém se esqueça do sofrimento das famílias. É um trabalho que reivindica a memória.

  • Luiza Lambert

    Adorei a originalidade do tema.
    A fotografia é um recurso de memória, e seu tema se encaixa perfeitamente nesse conceito. Seria legal comparar suas fotos com registros antigos da cidade, antes da desapropriação!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing