Entrevistando o profissional: Leandro Romero / 18 Comunicação

Para concluir nosso percurso com os profissionais de mídia, entrevistamos Leandro Romero, mídia na agência 18 Comunicação, que nos apresentou sua percepção sobre a área, perfil profissional e processos.

Quem é Leandro Romero?

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG, Leandro já passou por diversas agências como MPM Propaganda, Populus Comunicação e Impacto Comunicação.

Começou como estagiário na 18 Comunicação em 2003, quando a agência operava com os setores de atendimento e mídia de forma integrada. Em 2004 a agência separou as duas áreas e ele foi contratado como mídia, saindo em 2006 e retornando em 2014.

O profissional de Mídia, segundo Leandro.

Para Leandro, o senso de organização e urgência são essenciais para que o profissional que atua na área possa lidar com as demandas diárias. Um pensamento estratégico, identificação de tendências, boas interpretação de dados e estatísticas além de uma boa habilidade de negociação são outros aspectos importantes para a formação de um bom profissional de mídia.

Além disso, Leandro destaca a importância de conhecimentos em outras áreas, como economia, estatística e tecnologia, que agregam um outro olhar para o dia-a-dia do profissional, o auxiliando a atingir os melhores resultados nos projetos desenvolvidos.

Ferramentas

Ferramentas como Pacote Office, principalmente o Exel, são utilizadas no dia-a-dia desse profissional. O Publimanager também é utilizado pelas agências por ser uma ferramenta que permite uma otimização de processos de gestão interna de agências, organizando as pautas e selecionando os responsáveis por cada tarefa.

Mídia na agência

Segundo Leandro, um bom relacionamento com todos os setores da agência é essencial para um bom resultado. Além de definir quais serão os melhores meios a serem utilizados a fim de impactar o público alvo da campanha, um bom alinhamento entre a equipe é o principal responsável no auxílio de criação de peças que sejam adaptadas para o seu devido meio de divulgação.

Mídia e os meios

Na visão dele a relação entre os veículos e a agência é de ganha-ganha. Quanto mais resultado o cliente tem, maior o resultado para a agência e o veículo.

A negociação com esses veículos começa a partir da definição de quais meios farão parte da campanha. Após isso acontece a seleção de quais meios serão programados, bem como o volume de mídia que cada um irá receber. Depois a negociação é aberta, de acordo com o investimento disponível para a demanda.

Novas tecnologias

Para Leandro, as novas tecnologias disponíveis influenciam diretamente o trabalho do profissional de mídia, uma vez que torna os processos de compra e envio de materiais para os veículos mais ágeis e seguros.

Métricas

Segundo Leandro, medir a efetividade de uma campanha depende do seu objetivo final de comunicação. No caso de uma campanha offline cujo objetivo final fosse fortalecer ou construir a imagem da marca para o público, o resultado poderia ser aferido a partir de pesquisas qualitativas ou grupos de discussão. Já para uma campanha de varejo, essa análise poderia ser feita através do número de vendas. Por mais que existam caminhos, Leandro indica que o resultado final é um conjunto de esforços, tanto de comunicação, quanto da equipe de vendas por exemplo.

Já para uma campanha veiculada no meio online, a mensuração dos resultados já é bem mais simples, uma vez que já existem no mercado inúmeras plataformas capazes de reconhecer o comportamento do usuário online e fornecer dados sobre a efetividade das campanhas.

On e Off

Leandro aponta que a principal diferença entre os dois meios está relacionada à operação. As mídias online permitem uma maior agilidade para as campanhas, sendo possível fazer alterações enquanto está estiver sendo veiculada, procedimento que já não é tão simples na mídia off, devido a complexidade maior que envolve todo o processo.

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