Esquerda, direita, esquerda, direita. Um Policial Militar na Copa das Confederações

PROPOSTA +

[ Descrição do processo ]

Foco: Traçar o perfil de um policial militar que irá atuar na segurança pública da Copa das Confederações.

Fonte: Tenente Paulo Roberto do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Descrição do Personagem:

Paulo Roberto tem 24 anos de idade, é Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, solteiro e mora com sua família. Possui três irmãos e quatro irmãs dos quais dois são PM’s e uma irmã é bombeira.

Há mais de dois anos trabalhando no regimento de cavalaria, ele comanda um esquadrão de aproximadamente 30 homens, entre cavaleiros e amazonas. Em março de 2013 retornou do Ceará, onde fez curso pesado e promovido pela cavalaria da polícia militar daquele estado. Com duração de dois meses, o “Curso de Operações em Choque Montado” foi um treinamento voltado para controle e distúrbio civil que visava qualificar militares atendendo uma demanda dos grandes eventos esportivos que estão para acontecer no Brasil.

Embora desempenhe funções administrativas, que o cargo lhe exige, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo ele trabalhará montado executando o serviço de coordenação e controle da tropa, pois, como será demandado vários militares montados, será preciso um oficial para coordená-los.

 

Abordagem: Pretendemos acompanhar um pouco a  rotina do nosso perfilado. Também em seu ambiente familiar e na sua rotina de serviço. Desse modo, pretendemos fazer registros fotográficos da sua rotina de trabalho: setor administrativo, momentos em que sua tropa esta sob o seu comando recebendo instruções, patrulhas de viatura e rondas montadas a cavalo, ele saindo de casa para trabalhar, estudando inglês em casa, imagens do seu acervo pessoal do curso que fez no Ceará. Sobreposto a isso será o áudio da entrevista que faremos com ele. Tentaremos trazer depoimentos de Paulo sobre as expectativas de se trabalhar na Copa das Confederações, quais são as ansiedades, dificuldades e riscos, como é sua relação com os seus outros irmãos militares, por ser policial, quais são os motivos de estudar inglês e o que ele espera disso.

Equipe

Henrique Terra, Manuel Marçal e Raíza Albernaz

Etapas desta publicação

Desenvolvimento
Produto