Estudantes lançam a Rádio Terceiro Andar

A Rádio Terceiro Andar é um trabalho produzido pelas turmas das disciplinas Radiojornalsimo e Mídias Digitais e Estudos de Radiojornalismo do primeiro semestre de 2017 do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conduzida pela professora Sônia Pessoa, com estágio docente de Diogo Tognolo, a web rádio foi desenvolvida no terceiro andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), onde os alunos da Unidade se reúnem com mais frequência. Justamente por simbolizar o coração do prédio, a Rádio Terceiro Andar carrega esse nome, cuja missão é dar espaço e voz a toda a comunidade da Fafich.

Esse projeto se propôs a criar quatro programas temáticos de meia hora, com assuntos focados em no que afeta o cotidiano dos alunos, e um programa falando sobre toda a experiência experimental realizada ao longo do semestre. Cada programa era composto por uma apresentação do tema, algumas reportagens, uma roda de conversa, a declamação de uma poesia, uma crônica, uma coluna de opinião, uma crítica e um povo fala. Além das criações radiofônicas, também foram criados memes, textos, fotos e vídeos para as mídias sociais.

No primeiro programa, a proposta da rádio foi apresentada e o tema foi “percursos profissionais e carreiras”. O principal assunto são as escolhas feitas ao longo do caminho: focar em mercado ou academia? Empresa júnior ou projeto de extensão? Por fim, não poderia ficar de fora o temido momento pós-formatura.

A discussão do segundo programa é sobre o estrangeiro, as vivências de quem vem de fora, seja da cidade, do estado ou até mesmo do país, para fazer parte da comunidade acadêmica da UFMG. Conversamos tanto com estudantes quanto professores que decidiram fazer da Federal de Minas a sua alma mater, enquanto debatíamos afinal, o que é ser estrangeiro?

A FAFICH é famosa pelos seus grafites e isso não poderia passar batido. Por isso, tratamos no terceiro programa das artes na Faculdade de Ciências Humanas. Descobrimos que o prédio também é lugar de dança, música, teatro e humor.

Para o quarto programa, revelamos um pouco dos bastidores da FAFICH. Demos voz a quem trabalha para fazer o prédio funcionar: os técnicos administrativos, os (as) faxineiros (as), os (as) seguranças e o próprio diretor da faculdade. Também não podíamos deixar de fora os depoimentos dos estudantes, que não deixam de pedir socorro para esses trabalhadores na hora da necessidade.

A experiência de produzir um programa de rádio foi uma novidade para a maioria dos alunos das disciplinas de Radiojornalismo e Mídias Digitais e Estudos de Radiojornalismo do primeiro semestre de 2017. Mesmo entre quem já tinha alguma experiência, houve possibilidade para experimentação. Você confere os nossos relatos no quinto programa.

Os áudios foram hospedados por meio do MixCloud. Também compartilhamos nossas produções em duas mídias sociais: Facebook e Twitter. Para as postagens nessas plataformas, usamos peças gráficas, memes e textos para promover cada um dos programas. Também registramos um pouco dos bastidores nas fotos que podem ser vistas na galeria abaixo!