Apresentando, Galileu

Entenda a relação entre Galileu, arte e UFMG

Foto de destaque: David Ribas

Sim, Galileu está na UFMG! E se encontra todos os dias, o dia todo, imóvel, visível para todos, faça sol ou faça chuva. Não, não é nenhuma estátua do  famoso cientista. Galileu é o nome da escultura presente no gramado da Reitoria, em frente à FAFICH. Muitos já devem ter visto mas não pararam para ler a placa próximo ao monumento, a qual contém algumas preciosas informações, dentre elas o interessante nome da obra. O responsável pela criação foi o artista Wilde Lacerda (1929-1996), estudante e professor da  Escola de Belas Artes, que realizou a escultura em 1973 especialmente para o Campus. Feita de aço inoxidável, a obra é composta de um cilindro cortado em dois ângulos de 60º  e possui 5 m de comprimento por 2 m de diâmetro. Como diz a placa, Lacerda buscou mostrar nos contornos do objeto o pensamento do grande gênio, que defendia o movimento rotacional da Terra e a forma curvilínea arredondada dos planetas.

Imagens da obra Galileu, de Wilde Lacerda. Fotos: David Ribas

Galileu possui um projeto simétrico que lhe confere um curioso efeito: quem está na frente e atrás do monumento, ou nas laterais esquerda e direita, tem a mesma visão da obra. O vídeo em destaque mostra em 360º a escultura que passa tão despercebida aos olhares apressados e com pouco interesse e atenção para a arte ao seu redor.

Reportagem

David Ribas e Luana Assis

Proposta ????
Desenvolvimento ???

• Amanda Jurno

Meninos, ótima reportagem!!! Tudo perfeito… o formato, o uso de recursos multimidiáticos, a linguagem… parabéns!!! Continuem assim.

• Amanda Jurno

ps: vocês esqueceram de incluir o subtítulo e colocar os créditos da imagem em destaque. Consertem isso, por favor?

• Geane Alzamora

Oi pessoal,
    boa perspectiva, especialmente por se tratar de um “pontapé inicial” na reportagem multimídia. Senti falta de hipertextos e de formatos mais sofisticados para apresentar as imagens (slideshow, por exemplo).
    Geane