Homicídios e juventude em Minas Gerais

De acordo com o Mapa da Violência de 2013, produzido pela Secretaria Nacional de Juventude, “até 1996 o crescimento dos homicídios acontecia fundamentalmente nas capitais e nos grandes conglomerados metropolitanos, esse crescimento praticamente estagna até o ano 2003, e os polos dinâmicos da violência vão se deslocando, progressivamente, rumo aos municípios do interior”. Os infográficos a seguir mostram os municípios mais violentos de Minas Gerais em termos de população total e população jovem.

Em relação aos homicídios de jovens, mais uma vez, há uma interiorizaçao da violência. Porém, a capital Belo Horizonte não está entre as menos violentas nesse caso, ficando na 7ª posição, em comparação à 14ª de 15 municípios no número total de homicídios.

Os 15 municípios mais violentos de Minas Gerais estão concentrados em duas regiões, Metropolitana e Vale do Rio Doce, com excessão de Passos, Nanuque e Viçosa, das regiões Sul/Sudoeste, Vale do Mucuri e Zona da Mata, respectivamente. Segue a lista de cidades das regiões mais violentas:
Metropolitana: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Santa Luzia, Ribeirão das Nevez, Sarzedo, Matozinhos, Juatuba, Vespasiano, São Joaquim de Bicas.
Vale do Rio Doce: Aimorés, Governador Valadares.

Acompanhe todo o trabalho:
Link para pauta: http://labcon.fafich.ufmg.br/proposta-de-infografia-sobre-violencia/
Link para relatório de apuração: http://labcon.fafich.ufmg.br/relatorio-homicidios-e-juventude-em-minas-gerais/

Júlia Pelinson
Natália Alves
Rodrigo Mello