#infodata: Divisão dos times por mesorregiões do Campeonato Mineiro Módulo I de 2015

Por Gabriel Dutra

Os infográficos apresentados abrangem os times do Campeonato Mineiro do módulo I do ano de 2015, que buscam demostrar como os times participantes estão espacialmente distribuídos entre as mesorregiões do estado de Minas Gerais.

O formato do gráfico a seguir foi o “Sunburst”, do site www.blockspring.com, em formato de divisórias de anéis, foi o modelo que mais se adequou para a visualização dos dados em questão.

Pode-se observar uma certa concentração na região metropolitana, tendo como Belo Horizonte a cidade que possui o maior número de times do campeonato: Atlético, América-MG e Cruzeiro. Patos de Minas, que fica na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, é a segunda cidade que mais possui times no campeonato, com respectivamente a URT e o Mamoré.

As mesorregiões  Vale do Rio Doce,  Noroeste de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Campos das Vertentes e Norte de Minas não tiveram  nenhum representante no campeonato.

Dados obtidos das mesorregiões no site: Portal do Governo de Minas Gerais

Caso as informações não estejam sendo vistas, de modo adequado, acesse o link a seguir para uma melhor visualização:https://www.blockspring.com/user_graphs/8547

O infográfico a seguir busca retratar as distâncias que cada time terá que percorrer para enfrentar o adversário na casa dele.

Desta vez o formato de gráfico escolhido foi o “Chord Diagram”, que mostra um círculo contendo cada time e as respectivas linhas das distâncias entre os mesmos. Quanto mais larga for a linha, maior será a distância das cidades dos times.

A maior distância encontrada foi de 775 km entre Democrata de Governador Valadares e Caldense de Poços de Caldas. Lembrando que foi levado em consideração a distância rodoviária entre as cidades, desconsiderando a utilização de voos para o deslocamento.Fica claro que os times mais distantes da capital Belo Horizonte gastam muito mais na logística de deslocamento que os demais times.

Times da mesma cidade tomou-se como referência a distância entre o Centro de Treinamento e o estádio do adversário.

As distâncias em quilômetros foram extraídas do site: http://distanciacidades.com/ (Distância de condução nas rodovias)

Caso as informações não estejam sendo vistas, de modo adequado, acesse o link a seguir para uma melhor visualização: https://www.blockspring.com/user_graphs/8806

1 comment

  • Carlos d'Andréa

    Oi, Gabriel,

    bem interessante a proposta e os gráficos, em especial o 2o…
    Dois comentários:
    – Seria interessante ressaltar não apenas como os gráficos foram feitos e de onde vieram os dados, mas também algumas questões passíveis de serem observadas. Por exemplo, quais time percorre uma distância maior ao longo do campeonato?
    – Esconda e atives os links publicados ao longo do texto! Se não souber como fazer, pergunte pro Luis na aula de amanhã., ok?
    abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing