#infodata: Emmy 2010-2014

Autores: Juliana Fernandes e Filipe Medeiros

O Emmy Awards é a premiação mais importante da televisão norte-americana, equivalendo ao Oscar para o cinema e ao Grammy para a música, por exemplo. Ele é apresentado anualmente e premia diversas categorias de acordo com o gênero, como melhor série de comédia, melhor filme para televisão, melhor produção estrangeira, entre outras.

Por mais que acompanhemos de perto a premiação e conheçamos os indicados e vencedores mais recentes, achamos interessante contrastar seu resultado ao longo de mais de uma edição. Para que isso fosse possível (sem exigir muito da memória!) foi necessário recortar um determinado período de tempo e extrair dali informações que pudéssemos comparar entre si. A comparação é facilitada numa forma visual, porque a leitura de imagens nos permite a assimilação de mais elementos ao mesmo tempo.

Emmy 2010-2014


 

Escolhemos representar graficamente a categoria drama por ser uma das mais prestigiadas do evento. As séries dramáticas geralmente são as mais repercutidas e os resultados das categorias melhor série e melhores atores, os mais aguardados.

Neste primeiro gráfico, focamos nas indicações que cada série recebeu nas categorias melhor série dramática, melhor ator principal e melhor atriz principal ao longo de 5 anos, de 2010 a 2014. O recorte temporal pôde nos mostrar a frequência  e constância de algumas séries nas indicações. Algumas produções concorreram todos os anos, enquanto outras apareceram apenas uma ou duas vezes.

Pudemos perceber que geralmente as séries são indicadas em mais de uma categoria, o que denota a qualidade de sua produção ou a sua aceitação pela crítica especializada. Assim, não é incomum ver um programa concorrendo simultaneamente ao prêmio de melhor ator e melhor série, por exemplo. É o caso de Breaking Bad, que foi indicada 4 vezes à categoria de melhor série (levou a estatueta em 2 delas!) e 2 à de melhor ator.

Outro caso interessante é da série Mad Men. Apesar de ter sido indicada 5 vezes na categoria melhor ator (sempre com a atuação de Jon Hamm  no papel de Don Drapper), nunca foi premiada em tal modalidade. Mesmo assim, ela garantiu dois Emmys de melhor série (pela qual também foi indicada 5 vezes).

Séries VS. Séries

O segundo gráfico representa o número de vezes em que as séries concorreram entre si na categoria de melhor drama e acaba por refletir a recorrência de suas indicações na premiação. Usando novamente a série Mad Men como exemplo, podemos perceber que ela disputou com todas as outras séries, o que leva à conclusão de que ela foi indicada em todos os anos.

 

 

 

1 comment

  • Carlos d'Andréa

    Olá, grupo,
    pauta interessante!
    Não entendi bem o que quiseram dizer com “sem exigir muito da memória”… Este tipo de infográfico trabalha com muitos dados que não podem justamente ser memorizados…

    Sobre o infográfico 1, seria importante que o anel mais externo detalhasse mais o assunto, por exemplo dizendo o ano da indicação, quem foi indicado (qd ator ou atriz) e se ganhou ou não (esses dados estão de forma mais diluida apenas no texto verbo).