#infodata: Pontos Corridos: Participação e aproveitamento por região no Campeonato Brasileiro de Futebol

Por Laura Tupynambá e Rafael Rodrigues

Nos dois gráficos, a base temporal foi estabelecida de 2003 três até o ano de 2014, período que compreende o atual formato do Campeonato Brasileiro de Futebol. Utilizou-se, então, os dados disponível no site http://futdados.com, que contabilizou o aproveitamento de todos os clubes que disputaram a primeira divisão nessas 12 temporadas.

Este gráfico totaliza os pontos disputados em todas as 12 edições desta chamada “Era dos Pontos Corridos”, depois distribui o percentual do aproveitamento das equipes por região.

O formato escolhido para fazer o gráfico cabe perfeitamente na proposta. Um anel representa o total de pontos, divididos percentualmente por região. O segundo, o faz por estado e, consecutivamente, o terceiro os subdivide pelas equipes.

Notável é o aproveitamento dos clubes da região sudeste, cujos clubes ganharam todos os títulos dentro do período em questão, sendo 6 deles conquistados no estado de São Paulo, 3 no estado do Rio de Janeiro e outros 3 em Minas Gerais.

Ainda nessa mesma temática, há uma tabela que mostra os pontos conquistados por decisões judiciais. Entretanto nenhum modelo de gráfico oferecido pelo Blockspring deu conta de reproduzir os dados. A limitação se deu por que haviam muitas repetições nos dois eixos estabelecidos – ano (x) e quantidade de pontos (y). Exemplo: haviam mais de duas equipes que perderam 3 pontos num mesmo ano, sendo assim, ocorriam sobreposições, que acabava por ocultar uma ou outra informação.

Desta forma, para complementar o primeiro gráfico, determinou-se um recorte menor: “Estados com mais participação por região”. Ele aponta como a participação de cada região influencia no aproveitamento, uma vez que os clubes que estão de maneira mais contantes na primeira divisão, mantém uma temporada a mais pontuando que os estados que contém clubes de campanhas mais instáveis.

1 comment

  • Carlos d'Andréa

    Oi, dupla,
    o primeiro infográfico funciona bem, gostei. A sugestão seria destacar no texto verbal curiosidades, tendências. Por ex.: quais os times com mais pontos? Há algum com muitos pontos mais nenhum título no período?

    por algum erro técnico o 2o gráfico não está ativando as legendas ao passar o mouse (mouse over), vocês podem conferir isso aí?

    abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *