Infográfico: BH,Salvador e Fortaleza: Estádios em funcionamento, e o resto?

Castelão, Fonte Nova e Mineirão foram os primeiros estádios da Copa das Confederações e também da Copa do Mundo a serem inaugurados e já estão vendo a bola rolar por seus gramados. Após a inauguração, muito se exaltou a maior agilidade das obras desses estádios em relação aos demais. Porém, ao checar o Portal da Transparência, pode ser constatado que nem tudo são flores em Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

Investimentos em outros setores, como a mobilidade urbana e o turismo, foram deixados de lado para possibilitar uma maior concentração de esforços na reforma dos estádios que vão abrigar os jogos das Copas.

Montamos um infográfico para demonstrar de forma mais clara essa concentração de forças sobre as obras dos estádios nas três cidades-sede citadas. Veja o infográfico abaixo e tire suas próprias conclusões:

BH,Salvador e Fortaleza: Estádios em funcionamento, e o resto? | Infographics

Reportagem

Barbara Mendes, Pedro Lucas Amim, Raquel Miranda, Roberto Rodrigue

Etapas desta publicação

Proposta
Desenvolvimento

4 comments

  • Júlio Araújo

    Excelente trabalho, pessoal.
    As pessoas um pouco mais esclarecidas daqui de Fortaleza não se orgulham de nada. Preferíamos um ótimo metror a esse estádio.
    Gostei da crítica.

  • Leandro Lourenco

    olá,

    Gostei muito do formato e disposição dos dados, só achei a cor muito vibrante para o tamanho.

    Att,

    Leandro

  • Carlos d'Andréa

    Oi, grupo,

    gostei bastante do modo como vocÊs executaram a pauta, inclusive do caráter didático e irônico das legendas e demais textos.

    Não é fácil compor uma narrativa a partir de dados e gráficos, acho que vocês conseguiram.

    Um só comentário: o gráfico utlizado em “ESTADIOS: VALOR TOTAL GASTO X VERBA PUBLICA LIBERADA” é indicado quando a soma dos dois valores em questão interessa, o que não parece ser o caso. O gráfico usado antes é mais adequado.

    E daria pra juntar os três gráficos em um só, não?

    Linkem a pauta e o relatório, ok?

    abs
    Carlos

  • Luís Cunha

    Oi, Pedro!

    Parabéns pelo recorte escolhido. Pensar que estádios já foram entregues e que outras obras – tão ou mais importantes quanto – ainda não foram concluídas foi um bom ponto de vista para desenvolver a proposta do exercício.

    Achei a construção e a personalização do infográfico muito boa 🙂 Parabéns pelo trabalho.