Infográfico: Investimento em mobilidade urbana per capita

PROPOSTA +

[ Descrição do processo ]

FOCO: Visualizar e discutir os valores investidos em mobilidade urbana feito nas cidades-sede da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013 em relação ao número de habitantes de cada município.

ABORDAGEM: Levantar dados que indiquem o investimento em mobilidade urbana feito nas cidades-sede da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013. Organizar as informações em infográficos de modo que os números sejam cruzados com o número de habitantes de cada cidade. A partir dos gráficos obtidos, formular uma reportagem que discuta a relação do valor per capita.

PERGUNTAS

  1. Qual é o valor total de investimento em mobilidade urbana no Brasil?
  2. Quais cidades possuem investimento em mobilidade urbana?
  3. Qual é o número de habitantes dessas cidades?
  4. Qual é o valor desse investimento por cidade?
  5. De que forma esses investimentos foram aplicados (BRT, metrô, ônibus etc.)?
  6. Quais cidades não possuem investimento em mobilidade urbana? Por quê?
  7. Qual é o valor desse investimento por habitante? O que isso indica?
  8. Os investimentos em mobilidade urbana são discrepantes de cidade para cidade? Se sim, por quê?
  9. Qual é a relevância de tratar esse assunto?
  10. Qual é o investimento do governo em mobilidade tendo em vista os investimentos totais da Copa?
  11. Por que não há investimentos federais diretos em mobilidade?

FONTES

  • Alisson Flávio Barbieri
    Professor do Departamento de Demografia da UFMG especialista em mobilidade urbana
  • Assessoria Portal da Copa
    (61) 3217-1875 / copa2014.imprensa@esporte.gov.br
  • IBGE
    Censo Demográfico de 2010
  • Portal da Transparência – Copa 2014
    Tabelas de gastos diretos ou de transferências aos estados e municípios envolvidos com o evento para o tema “Mobilidade Urbana”.
  • Prefeitura de Belo Horizonte
    (31) 3277- 4206 / (31) 3277- 4050 / (31) 3277- 4151 / imprensa@pbh.gov.br
  • Rogério Carvalho
    Gerente de Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans
  • Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas
    ascom@transportes.mg.gov.br

SITES DE REFERÊNCIA

Equipe

Anna Cláudia Pinheiro, Ingred Souza, Luís Cunha e Natália Ferraz

Etapas desta publicação

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2 comments

  • Carlos d'Andréa

    Ok, boa pauta! Um cuidado necessário: não fazer uma relação total e absoluta entre investimento em mobilidade e população. Procurem considerar outras variáveis, evitando assim um determinismo ou uma correlação forçada. abs Carlos

    • Luís Cunha

      Oi, Carlos!

      Nós do grupo concordamos com sua observação. Sugerimos a comparação como pontapé para uma discussão que nos pareceu bastante curiosa: por que houve valores tão variados no investimento em mobilidade urbana pelas cidades-sede? São Paulo, por exemplo, não teve verba contratada. Acreditamos que nossa pauta é, na verdade, uma investigação que irá se revelando quando tivermos os gráficos em mãos e alguns contatos já estabelecidos com algumas fontes (: