Inside Out: O Branding nunca termina

Depois de algumas semanas contando um pouco sobre a nossa experiência com o Méliuz e o Melhor Plano, chegamos ao estágio final do acompanhamento do branding em startups. Neste post, portanto, você conhecerá um pouco dessa atividade em uma empresa mais desenvolvida e estruturada na imagem de sua marca.

Você provavelmente já ouviu falar da Hotmart ou do evento produzido por ela: o Fire. A empresa mineira, que oferece uma plataforma para que as pessoas possam vender os seus produtos digitais, começou em 2011 e já possui uma equipe grande de funcionários e sedes em outros países. Apesar de já ser uma empresa bem desenvolvida, a Hotmart cresceu como uma startup e por isso decidimos saber um pouco mais sobre o processo de surgimento e desenvolvimento de seu branding.

Andresa de Carvalho, coordenadora de conteúdo da equipe de branding, conta que desde o começo da empresa a preocupação com a marca esteve presente. Entretanto, o processo ocorreu muito mais de dentro para fora do que com uma preocupação exclusiva com a comunicação externa. Há primeiro uma preocupação em deixar toda a equipe da Hotmart bem integrada, motivada e satisfeito com o seu trabalho para que, então, possam entregar um bom serviço para o cliente e encantá-lo.

Os “Troopers”, como são carinhosamente chamados os funcionários da empresa, são escolhidos não só por sua competência e habilidades, mas também por serem compatíveis com a cultura da empresa. “Nós não queremos apenas alguém bom no que faz, queremos alguém que admiramos”, conta Andresa ao falar sobre como a preocupação em ter uma equipe bem conectada influencia na forma como os funcionários veem a empresa.

Ela conta ainda que a Hotmart possui uma série de “mantras” para ajudar na produtividade dos troopers e que algumas ações são realizadas para aumentar o sentimento de pertencimento e integração. Para o outubro rosa, por exemplo, houve um momento de descontração apenas das mulheres e há pouco tempo, a Hotmart ainda preparou um hackathon feminino, já que o ambiente tecnológico ainda é majoritariamente masculino e falta representatividade.

Há diversos outros projetos que mostram o orgulho da empresa em ter aquelas pessoas como funcionários. Andresa conta que há uma busca por mostrar uma atenção individualizada para cada membro da equipe e que, mesmo com um grupo tão grande de funcionários vale a pena fazer isso, pois gera resultados. Um exemplo disso, é que a Hotmart é considerada a segunda empresa (PMEs) com os funcionários mais satisfeitos do Brasil pela Love Mondays, plataforma de avaliação de qualidade de trabalho nas empresas.

“Nenhuma atividade de branding e comunicação é feita em vão. Nós temos metas bem agressivas e toda ação tem um propósito” diz Andresa. No caso das ações de comunicação interna, o propósito é voltado para produtividade e qualidade de trabalho, mas outras atividades também são voltadas para o meio externo.

As redes sociais, por exemplo, são um dos canais utilizados para criar a imagem da marca com os consumidores. Andressa conta que primeiro é preciso ver que o tipo de conteúdo para cada plataforma varia, pois o público é muito diferente. No facebook, por exemplo, se concentram mais os usuários interessados em conhecer uma nova ferramenta da Hotmart, tirar dúvidas sobre o serviço ou receber algum tipo de ajuda. Já o instagram é uma plataforma que permite mostrar mais o dia a dia da empresa e que apresenta bastante fãs, ou seja, aquele público que não necessariamente consome o produto mas acompanha a marca.

Outro ponto interessante é que tanto nas ações externas quanto em planejamento de campanhas e estratégias de marketing tudo é feito pela equipe da Hotmart. Nada é terceirizado. Em eventos, por exemplo, funcionários são escolhidos de acordo com o tipo de atividade e são treinados para atender o público da melhor maneira possível.

A dedicação em deixar o cliente satisfeito também é grande. No Fire toda a empresa se dedica para que as expectativas do usuário sejam correspondidas. Andresa conta que é comum ouvir do público “quero ver o que vocês vão aprontar ano que vem” e que esse é um sinal de que a marca se superou, que é um incentivo à fazer ainda melhor na próxima edição.

Como toda ação na empresa, os eventos também tem suas métricas e há sempre uma pesquisa de satisfação com o público. Mesmo em campanhas de Branding ou em ações de comunicação interna, tudo é metrificado para avaliar o sucesso do que foi realizado e até mesmo para a definição dos próximos passos.
Toda essa avaliação de sucesso e satisfação reflete o cuidado da empresa com os usuários e os funcionários. Andresa conta que apesar do branding ir além disso, desde o começo a equipe se preocupava em responder comentários e auxiliar o usuário em caso de problemas e dúvidas. Recentemente, a Hotmart ficou em terceiro lugar em atendimento na categoria Serviços Online do Prêmio Época Reclame Aqui 2017.

Tudo isso mostra que a empresa busca por coerência em suas ações. Ela não só cria sua imagem para os usuários dizendo que segue certos valores, como realmente coloca isso em prática internamente. A preocupação com a felicidade dos seus funcionários e usuários é o que fica mais nítido quando conversamos com a Andressa, quando vimos as pessoas chegando para mais um dia de trabalho ou até mesmo quando damos uma olhada nas estratégias e ações de Marketing. É muito perceptível o cuidado que a Hotmart tem em tornar a vida das pessoas melhor. E esse talvez seja o grande segredo de um branding de sucesso.

Já parou para pensar que a empatia é uma poderosa conexão? 💞Convidamos as mulheres da nossa empresa para dividir suas histórias de uma maneira diferente, que nos permitisse refletir sobre a necessidade de, cada dia mais, uma mulher se reconhecer na outra, chorar suas dores, comemorar suas conquistas…Não importa se suas trajetórias são semelhantes ou totalmente antagônicas. É a união entre as mulheres que se tornará o escudo de todas as suas batalhas. Topa dividir um pouquinho dessa emoção com a gente? 😍

Posted by Hotmart on Wednesday, March 8, 2017

 

Por: Gabriella Miranda e Mariah Júlia Alves
Alunas do 5º Período de Publicidade e Propaganda – UFMG

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