A Internacionalização da Anitta

Conhecida no país inteiro como Anitta, Larissa de Macedo Machado é cantora, compositora, apresentadora e dançarina. Nasceu no Rio de Janeiro, tem 24 anos e assinou seu primeiro contrato com uma gravadora em 2010. Carismática e talentosa, ela tem conquistado fãs por todo o mundo.

Em 2013, bombou com a música “Meiga e Abusada” e assinou contrato com a gravadora Warner Music Brasil. Em ascensão, foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como a “Revelação do Ano” na música em 2013 e como a “Artista do Ano” pela iTunes Brasil.

Além do talento, a ascendência da cantora se deve também à organização de sua carreira e a forma como ela vem sendo projetada no mercado. Com sucessos atrás de sucessos, Anitta almeja uma carreira internacional e tem feito parcerias com artistas reconhecidos mundo afora, como Maluma e J. Balvin.

O último lançamento internacional

Deixando os fãs loucos de ansiedade, há alguns meses foi confirmado o burburinho de que Anitta faria uma parceria com Iggy Azalea – uma rapper australiana muito aclamada no Brasil. Iggy estourou no mundo todo também em 2013, com o lançamento do single “Work” e, um ano depois, com o single “Fancy” – quando atingiu o topo de diversas paradas de sucesso e permaneceu por 7 semanas em primeiro lugar na parada mais importante da Billboard, tornando Iggy dona de diversos recordes.

Com a participação no single “Switch”, da rapper australiana, Anitta estava prestes a dar mais um passo em sua carreira internacional. O público e a mídia, no geral, ficaram ansiosos, já que, pela primeira vez, Anitta estaria cantando um single dessa forma em inglês.


Segundo as especulações da mídia, o single estava previsto para ser lançado dia 12 de maio. Já o clipe, seria liberado no dia 19 desse mesmo mês.

Com base nesse contexto da carreira da cantora, decidimos estudar e analisar a trajetória de internacionalização da Anitta, como foi ou está sendo esse processo rumo a se tornar conhecida mundialmente e os impactos nas redes sociais da cada acontecimento recente, seja lançamentos de músicas ou polêmicas…

Polêmicas com o Tyga

Apesar de todo o foco estar no lançamento do single com Iggy Azalea, outro fato surpreendeu o público e estourou nas redes sociais: no dia 11 de maio, a cantora Anitta foi flagrada em Los Angeles com o rapper Tyga. Foi noticiada por diversos jornais internacionais como “uma garota misteriosa”. A cantora negou o romance, afirmando que não está com ninguém. Segundo ela, está cada vez mais focada em sua carreira internacional e o encontro com Tyga foi com o objetivo de estabelecer uma parceria.


Vazamento do clipe de “Switch”

No dia 18 de maio, um dia antes da data de lançamento especulada, houve o vazamento do clipe na internet – o que gerou muita agitação por parte dos fãs. Iggy declarou que ficou muito chateada com o ocorrido, pois, segundo ela, o vídeo ainda não tinha sido finalizado. Anitta também falou sobre o assunto: “(…) o clipe não está finalizado. Por mais que vocês tenham adorado, que vocês estejam achando lindo, a Iggy é muito detalhista, perfeccionista e cuidadosa. Ela cuida de cada detalhe. É muito ruim você ver uma coisa saindo que não está do jeito que você queria exatamente (…)”.

O clipe foi logo retirado do ar de todos os sites e, um dia depois, lançaram oficialmente nas plataformas de streaming de música (como Spotify e Apple Music).

Participação no “The Tonight Show”

Anitta foi a primeira cantora brasileira a se apresentar no palco do “The Tonight Show”, do aclamado apresentador americano Jimmy Fallon, no dia 26 de maio, juntamente com Iggy Azalea. Entretanto, alguns fãs não reagiram bem com o fato de Anitta ter ficado no palco por somente uma parte da apresentação e isso gerou revolta nas redes sociais. Além disso, Iggy Azalea apagou algumas fotos que tinha postado com a brasileira no Instagram e isso gerou ainda mais revolta dos fãs da cantora.

Comentários de fãs em um post recente de Iggy Azalea no Instagram

O contexto e análise

Levando-se em conta todo essa sequência de fatos em que Anitta está inserida atualmente, fizemos uma análise dos perfis do Facebook e Spotify das cantoras a fim de analisar a almejada a ascensão da brasileira, levando-se em conta os dados coletados das redes sociais.

A seta vermelha no gráfico indica onde a Anitta se encontra nos resultados coletados através do Spotify Artist Network, analisando pelo programa Gephi, antes da música ser lançada. Ao abrir os dados na plataforma, vimos que as interações que existem da Anitta são apenas com artistas brasileiros e a cantora não possui nenhum vínculo com a Iggy Azalea, segundo a análise. Isso também acontece nos dados da Iggy, onde, em momento algum, nem depois do lançamento da música, a Anitta aparece.

As tabelas à seguir mostram a popularidade da cantora Anitta antes e depois do lançamento da música:

Análise dos dados coletados dia 09/05
Popularidade da Anitta: 75

Análise dos dados coletados dia 23/05
Popularidade da Anitta: 75

Dados coletados dia 30/05
Popularidade da Anitta: 73

De acordo com os gráficos e as tabelas, é possível notar que, pelo menos no Spotify, o lançamento da música não ajudou a aumentar a popularidade da cantora. Antes do lançamento e logo depois, a popularidade da Anitta se manteve em 75. No dia 30/05 a popularidade ainda caiu dois pontos.

Um palpite em relação a esse resultado pode ser o fato de a música ter sido lançada como uma produção da Iggy Azalea com participação da Anitta, fazendo com que o a plataforma de streaming não considerasse que as duas possuem algum vínculo além da música lançada.

Nosso objetivo, no primeiro momento, era analisar o Twitter e como isso repercutiu entre os usuários no dia-a-dia. Além disso, um dos objetivos era analisar se a Anitta teve likes de outros países em sua página no Facebook, após o lançamento da música. Porém, não conseguimos esses dados, devido ao fato da limitação do Twitter e o Facebook só liberar esse dado dos dois dias anteriores ao que está analisando. Como, no caso do Facebook, esperamos o lançamento para pegar todos os dados e analisar ao longo do tempo, não foi possível ver se houve alguma diferença.

Essa semana a cantora lançou mais duas músicas no Youtube e no Spotify:

Anitta – Paradinha

Major Lazer – Sua Cara (feat. Anitta & Pabllo Vittar)

 

Segundo o Jornal Folha do Estado, a cantora bateu o recorde nacional no Youtube e no Spotify com a música “Paradinha”, batendo 7 milhões de visualizações no Youtube e sendo reproduzida 500 mil vezes em um dia. O single foi a primeira produção da versão brasileira do Youtube a alcançar esse resultado.
Além disso, a cantora conta com três músicas (uma autoral e duas participações) no top 10 brasileiro do Spotify. Um fato interessante e muito impressionante nessa análise é que cada música é cantada em um idioma diferente:

1º Lugar: Paradinha (em espanhol)
2º Lugar: Sua Cara – com Pabllo Vittar e Major Lazer (em português)
7º Lugar: Switch – com Iggy Azalea (em inglês)

Outro fator importante de ser mencionado é que a música “Sua Cara” foi produzida em conjunto com o Major Lazer, em que um dos integrantes é o DJ Diplo, famoso internacionalmente.

No gráfico a seguir, é possível observar que o clipe de “Paradinha” ocupa o 14º lugar no canal da Anitta – em que, atualmente, possui 19.025.493 visualizações (apenas 5 dias após a sua publicação), com uma média de 3.805.098 visualizações por dia. As outras publicações mais populares do canal foram postadas há, no mínimo, 10 meses. Isso mostra o impacto que o clipe está tendo nesses dias de lançamento.

 

Print do canal “Anitta Oficial” onde é possível ver o tempo de postagem e número de visualizações de cada vídeo.

Com base na análise dos dados, concluímos que o processo de internacionalização da Anitta está, de fato, acontecendo – e em grandes proporções. Isso fica claro não somente nos dados que recolhemos, mas no dia-a-dia nas redes sociais. A cantora bateu o recorde brasileiro de mais músicas no Top 10 do Spotify e ainda tem o fato incrível de as 3 músicas serem em idiomas diferentes. Isso é fantástico!

Anitta está se tornando cada vez mais uma queridinha no país e no mundo, sendo mencionada pelo jornais internacionais como a “princesa do pop brasileiro”. Ficamos surpresos com os resultados e achamos muito interessante analisar de perto essa trajetória da cantora nas últimas semanas.

Por Paulo Henrique Alves e Renan Silveira Bento