Juventude: Homicídio e Raça

Quando da definição do tema a ser estudado no trabalho – dados relativos à violência no Brasil – o grupo optou por fazer uma apresentação comparativa do número de homicídios entre jovens no Brasil por etnia. Nossa meta era sistematizar dados contidos no Mapa da Violência, série de estudos sobre o tema feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americana, de modo a extrair informações suficientes para a construção de gráficos onde fosse possível comparar as diferentes taxas de homicídio.

Determinamos uma primeira divisão étnica e regional do problema. Analisaríamos dados referentes a jovens brancos e negros brasileiros, dividindo-os nas cinco regiões do Brasil previstas na Constituição de 1988. Constatamos que o relatório A cor dos homicídios no Brasil (CEBELA, 2012) classifica a diversidade étnica brasileira em cinco grupos, sendo eles brancos, pretos, pardos, amarelos e indígenas. Neste contexto a classificação “negros” aparece como uma subdivisão, produto da soma dos índices de pretos e pardos. Para efeito dos resultados selecionamos usar em determinada situação a junção dos dados de pretos e pardos na categoria negros e em outra situação manter a divisão nos cinco grupos supracitados

No processo de produção dos infográficos começamos por escolher um gráfico tipo “pictorial” onde seriam inseridos dados referentes aos índices de homicídio da população branca e negra no país. Nesta seção utilizamos a classificação “negra” como produto da soma dos índices de pretos e pardos. Nesse gráfico os dados são apresentados em seis diferentes camadas, sendo cinco correspondente às cinco regiões do Brasil e uma sexta camada índices nacionais de homicidios da juventude branca e negra.

O segundo gráfico foi um modelo “rosca” onde inserimos dados do número bruto de homicídios de jovens brasileiros em cinco grupos – brancos, pretos, pardos, amarelos e indígenas – na evolução de 2002 a 2010. É possível consultar, a cada ano, a evolução ou involução do número com relação ao ano anterior.
Fonte: Mapa da Violência

Equipe

 Jennifer Gonçalves, Luísa Gomes, Paulo Neto, Luiz Felipe Nunes

Etapas desta publicação

Proposta
Produto

 

7 comments

  • Luís Felipe Garrocho

    Comentário do Monitor:

    – É necessário colocar os links para as outras etapas através do código, como é explicado no Manual.

    – O nome da equipe não aparece na postagem.

    – Lembrar que somente na etapa produto é necessária a utilização de tags relacionadas.

  • Carlos d'Andréa

    grupo, identificamos que as páginas de vocês estão associadas à disciplina “Processos de Criação em Mídias digitais”, favor alterar para “Lab. Criação Digital” e responder aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *