LabCon traz ao público primeira mostra de trabalhos transmídia

Seminário reuniu professores e alunos para divulgação de trabalhos produzidos pelas disciplinas relacionadas ao projeto do Curso de Comunicação Social da UFMG

I Seminário LabCon

O auditório José Dias Bicalho da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) ficou lotado na última quinta feira (18) para a primeira mostra de trabalhos do Laboratório de Convergência da UFMG (LabCon), no I Seminário LabCon. No encontro, professores e alunos divulgaram para a comunidade acadêmica as produções das disciplinas relacionadas ao projeto, são elas: Laboratório de Criação Digital, Laboratório de Produção de Reportagem, Processo de Criação em Mídias Digitais e Radiojornalismo e Novas Mídias.

Segundo a professora e orientadora de um dos projetos Sônia Pessoa, o objetivo do evento em reunir os trabalhos era despertar o interesse dos alunos que ainda não cursaram as disciplinas em conhecer mais produções e vislumbrar um universo dentro do cenário de convergência. Ainda de acordo com ela, esse cenário hoje é fundamental para o estudante de comunicação, uma vez que é impossível pensar nessa área sem pensar nos diálogos possíveis entre as várias mídias. (Assista à entrevista completa no vídeo abaixo)

Inicialmente, Sônia Pessoa expôs a ideia geral e o cronograma do evento. Em seguida, passou a palavra para a professora Geane Alzamora, que fez uma rápida introdução à série de palestras, ressaltando o objetivo, o histórico, o funcionamento e os participantes das disciplinas relacionadas ao LabCon. Complementou com a importância da área da convergência midiática, além da interdisciplinaridade que o projeto propõe. Logo após a introdução, foram apresentados quatro trabalhos, cada um relacionado a uma das disciplinas vinculadas ao LabCon, como mostra o infográfico abaixo:

Cronograma do Seminário

O bolsista do LabCon, Leonardo Melgaço, responsável pela manutenção do site do Labcon e pela produção de conteúdo para páginas nas mídias sociais participou também da organização do evento. Ele comentou que, além de abrir ao público o projeto e suas possibilidades, o evento é uma forma de prestigiar os alunos que se dedicaram às disciplinas e conseguiram materializar seus esforços. Ele conta que gostou muito de acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante o semestre, destacando a capacidade destes de aprendizado no uso de ferramentas e a importância da experiência de aprender a produzir conteúdo novo sob uma perspectiva crítica.

Ao final, alguns estudantes que assistiram ao seminário elogiaram as apresentações e ressaltaram a importância do evento para divulgar quais as matérias vinculadas ao LabCon e como os projetos são desenvolvidos dentro de cada uma delas. Além disso, eles gostaram de ver a abordagem prática da comunicação e as aplicações da cultura digital. Por fim, destacaram a relevância de se situar no que há de novo em termos de pesquisas e no que alunos da própria faculdade estão produzindo, como pontuou a estudante de Jornalismo Bruna Costa, que está no sétimo período.

A estudante do oitavo período de Relações Públicas Júlia Savassi considerou o evento interessante tanto para quem já cursou as disciplinas e pode ver como elas evoluíram quanto para quem pretende cursar e pode ver quais oportunidades terá. Ademais, Júlia salientou a chance de conhecer de perto o funcionamento de cada matéria para facilitar no momento da matrícula. (Confira a entrevista completa no áudio abaixo)

1. Entrevista Júlia Savassi

Equipe: