Sobre o Laboratório de Conexões Intermidiáticas (LabCon)

O LabCon é um projeto de ensino vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas – NucCon. Reúne um grupo de professores que articula ações de experimentação, análise e crítica de produtos, atrelados à formação de alunos da graduação dos cursos de Comunicação Social da UFMG. Seu objetivo central  é investigar e experimentar modalidades contemporâneas processos sociocomunicacionais em contextos de convergência intermídia.

O projeto tem caráter interdisciplinar e é desenvolvido no Departamento de Comunicação Social da UFMG desde 2011, quando foi criado para fomentar experiências que contribuam para a formação de comunicadores, a partir do paradigma da convergência midiática. As proposições do LabCon se articulam com a sala de aula, a partir de trabalhos e projetos elaborados dentro de disciplinas regularmente ofertadas pelo grupo de professores ligados ao NucCon. Realiza-se tanto a elaboração de produtos quanto a reflexão crítica sobre as múltiplas configurações intermidiáticas em curso na contemporaneidade. Em sua atual fase se propõe a investir em:

a) conexões intermídia, na forma de experimentos de linguagem e exercícios analíticos que priorizem, entre outros aspectos, dinâmicas transmídia, agenciamento sociotécnico por meio de hashtags e contextos multiplataforma marcados por convergência entre televisão e dispositivos móveis (segunda tela);

b) participação social, com ênfase em processos de apropriação social e conexões em redes sociais online, notadamente aqueles relacionados a fandom e outras dinâmicas de engajamento social;

c) big data, com ênfase em estudos acerca de algoritmos, visualização de dados coletados automaticamente e, especificamente, jornalismo de dados;

d) etnografia online.

NucCon – Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas

Fundado em 2012 na Universidade Federal de Minas Gerais e vinculado ao grupo de pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM), o Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) pretende discutir conceitualmente e realizar pesquisas empíricas e/ou aplicadas sobre as múltiplas conexões intermidiáticas em curso na contemporaneidade.

Compreendemos o atual processo de convergência como um fenômeno marcado por variadas apropriações, pela acumulação de mediações sociotécnicas e pela complementariedade e influência mútua de dispositivos midiáticos em rede. Um dos principais interesses do Núcleo é o desenvolvimento de metodologias de pesquisa que ajudem a compreender a complexidade e intensidade das conexões intermidiáticas contemporâneas.

O NucCon é composto por professores, pós-graduandos (mestrado e doutorado) e graduandos em Comunicação Social pela UFMG. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG, professores e alunos estão vinculados à linha de pesquisa Textualidades Midiáticas.

Entre as produções do NucCon destacam-se a publicação de artigos em importantes periódicos brasileiros e estrangeiros e, entre 2014 e 2015, a participação na pesquisa “Megaeventos esportivos em conexões de mídias digitais”, realizada em convênio internacional com a National Research University Higher School of Economics, sediada em Moscou (Rússia).

Pessoas não vinculadas à UFMG que queiram conhecer as discussões do grupo podem participar das atividades abertas do semestre corrente e/ou entrar no grupo do NucCon no Facebook.