Mapa com Serviços de Urgências ao Turista Estrangeiro

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

Com a orientação do professor Carlos D’Andrea, ministrante da disciplina Laboratório de Criação de Mídias Digitais, foi criado pelo grupo um mapa colaborativo – com hospedagem no Google Maps – com o intuito de apresentar ao turista estrangeiro Serviços de Urgência e Utilidade disponíveis na cidade de Belo Horizonte. O trabalho visa informar principalmente àqueles que estarão presentes na cidade para o evento da Copa das Confederações FIFA 2013. Para apresentar tais informações, segmentou-se o mapa em duas regiões de grande relevância para a cidade: A região da Pampulha e a região Centro-Sul de Belo Horizonte.

De acordo com a pauta apresentada, designamos os serviços que seriam anexados –Agências dos Correios, Consulados, Hospitais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros,Deslocamento rápido (Conexão Aeroporto), Casas de Câmbio e Informações Turísticas. A princípio foi realizado um levantamento online dos serviços mencionados e das regiões escolhidas. Tal apuração foi realizada por meio de sites de busca, assim como o próprio Google Maps que nos orientou em diversos pontos.

A partir dos dados coletados realizamos a busca dos sites de cada ponto para complemento das informações que seriam inseridas no mapa. Foi levantado, pelo grupo a localização, o horário de funcionamento e os serviços ofertados da grande maioria dos pontos a serem inseridos. As informações adicionais foram coletadas por meio de ligações aos pontos descritos.

Foram realizadas ligações para a Polícia Militar de Minas Gerais, assim como o Corpo de Bombeiros do Estado  e Centro de Serviço a Saúde do Turista com o intuito de fazer coletas sobre os órgãos e os serviços envolvendo o evento da Copa das Confederações. Em tais ligações não obtemos nenhuma informação de grande relevância, tal como algum plano específico de atuação das Instituições. Salva exceção do Centro de Serviço a Saúde do Turista que foi criado em 2012 pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, visando os eventos esportivos previstos para os próximos anos. Cabe salientar que não houve serviço de campo, visto isso reforçamos que a coleta de imagens foi realizada por meio de busca no Google Imagens e sites das instituições mencionadas. Sendo assim as fontes foram devidamente mencionadas.

Essa busca por imagens, sem fazer um trabalho de campo no possibilitou ter a dimensão de que imagens dos locais o turista provavelmente vai ver caso busque por determinados serviços de urgência na internet. Dessa maneira, nosso trabalho se caracterizou bem mais como uma curadoria de dados e informações do que de produção, o que não tira o mérito da criação de um novo conteúdo. As informações adquiridas foram inseridas, editadas e finalizadas no mapa pelos integrantes do grupo e está sujeita a modificações posteriores.

REFERÊNCIAS

Henrique Terra, Manuel Marçal, Raíza Albernaz