Mapa: O mundo em uma cidade

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

Logo de início percebemos que elaborar um mapa identificando referências culturais dos países escalados para a primeira rodada de jogos da Copa das Confederações Fifa Brasil 2013 em Belo Horizonte seria um desafio. Em uma breve pesquisa pela internet, notamos que países como Nigéria, Taiti e Uruguai seriam casos problemáticos: não havia muitas — ou sequer nenhuma — referências na cidade.

Havíamos estabelecido como principal estratégia de apuração breves entrevistas com os consulados. Entretanto, isso se tornou um problema. Estabelecemos contato via telefone com todas as unidades listadas na pauta, mas nenhuma delas prestava informação (estavam desativadas, sem relação de referências culturais na cidade, não respondiam à chamada etc.).

Nenhuma referência ao Taiti foi encontrada. Em relação ao Uruguai, descobrimos somente um restaurante localizado em Nova Lima. O ponto, entretanto, foi ignorado. Optamos não incluir referências de municípios vizinhos em nosso mapa.

Já a Espanha, Itália, Japão e México se mostraram temáticas promissoras para nosso levantamento. Com esses países, o maior trabalho do grupo se resumiu à seleção de lugares a serem visitados ou marcados no mapa. Nesse momento, a apuração se deu em duas grandes etapas: 1) identificação de instalações espanholas, italianas, japonesas e mexicanas (visitamos websites e roteiros na internet) e 2) aproximação (entrevistamos, apuramos e fotografamos os locais).

O grupo é formado por quatro membros e achou mais coerente dividir a apuração. Assim, dois integrantes ficaram encarregados de pautar a região da Pampulha, enquanto os demais se responsabilizaram pela apuração na Savassi e em Lourdes. Essas duas regiões da cidade foram escolhidas por se mostrarem, ainda na pré-apuração, ricas em possíveis marcações para o mapa. Dar preferência à concentração de lugares nesses espaços da cidade seria sinônimo de economia de tempo e permitiria maior abrangência no número de pontos visitados. Além disso, os pontos japoneses localizados na Pampulha se configuram mais variadamente (jardins, monumentos etc.) em relação à maioria indicada no mapa.

Uma das duplas também ficou responsável por visitar o Centro de Negócios, Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil. Essa decisão foi tomada por ter sido o único ponto da Nigéria que tomamos conhecimento. Após a visita, percebemos que foi uma decisão acertada, pois o local representa uma importante vínculo entre os dois países. Segundo o presidente Olúségun Michael Akinruli, o Centro é a única iniciativa do país nesse sentido.

Observamos uma riqueza de pontos relacionados ao Japão e uma pobreza de referências aos demais países. Sentimos falta de locais que trouxessem aspectos mais variados dos países selecionados, pois a grande maioria tem como foco a culinária. Assim, o resultado da apuração acabou por aproximar o mapa como um roteiro de restaurantes temáticos.

REFERÊNCIAS
Copa das Confederações Fifa Brasil 2013

Equipe

Anna Cláudia Pinheiro, Ingred Souza, Luís Cunha e Natália Ferraz

Etapas desta publicação

Proposta
Produto