Mapeando BH durante a copa

PROPOSTA +

[ Descrição do processo ]

Nesta última etapa do laboratório de Mídias e Linguagens propomos uma nova imersão no campo dos aplicativos. Nossa proposta de trabalho é criar um aplicativo que possa ser utilizado durante a copa de 2014 pelos moradores da cidade e turistas que estão visitando Belo Horizonte.

Nos últimos exercícios desenvolvidos para a série #BHate50 percebemos quanta informação sobre atrações alternativas espalhadas pela cidade passam desapercebidas pela a maioria da população. Pensando na aproximação da Copa do Mundo  e o aumento do número de pessoas circulando pela cidade, acreditamos que esta situação só deve piorar.

Para tentar solucionar o problema, propomos a criação de um aplicativo com base em um sistema que a maioria dos usuários de aplicativos já está familiarizada, o compartilhamento de informação de forma colaborativa e em tempo real. Com funcionamento semelhante ao WAZE, o aplicativo dispõe em um mapa as informações sobre a cidade divididas em categorias (utilidade pública, manifestações, média de preços, lugares para assistir jogos, festas de comemoração, etc.) Toda a informação é publicada pelos usuários e é atualizada em tempo real.

Para facilitar a acessibilidade dos turistas estrangeiros todo o conteúdo oficial será publicado também em espanhol e adotará ícones para facilitar a identificação de categorias de conteúdo.

O que: Aplicativo

Objetivo: Facilitar o acesso e difusão de informações úteis entre torcedores, turistas e moradores durante a copa

Como funciona: Os usuários cadastrados contribuem com conteúdo, que poderá ser relacionado por meio de tags às principais categorais de informação (tais como utilidade pública, manifestações, média de preços, lugares para assistir jogos, festas de comemoração, etc). O conteúdo postado é automaticamente atualizado e pode avaliado pelos próprios usuários, que ajudam a validar a veradicidade daquela informação. Todo o conteúdo é disposto em um mapa que localiza onde está cada dica.

Público: Turistas (nacionais e estrangeiros) e moradores de Belo Horizonte e região metropolitana

Plataforma: EachScape
Entre as plataformas pesquisadas para desenvolvimento de aplicativos o EachScape foi o que apresentou a maior gama de possibilidades de criação fora das limitações dos templates prontos. São apenas duas semanas de teste, mas acreditamos que a plataforma pode nos fornecer boas soluções, para o desenvolvimento de um protótipo.

 

Equipe

Bárbara Silva e Victoria Bravo

Etapas desta publicação

Desenvolvimento
Produto

4 comments

  • Ana Rodarte

    O trabalho permite experimentações, mas não sei como não me deteria na parte da apuração destes conteúdos. Ele funcionaria de maneira colaborativa? A ideia é ambiciosa pela dimensão que abrange!

  • Geane Alzamora

    Boa proposta, meninas, parabéns. Mas como os usuários serão estimulados a colaborar com o projeto?
    Geane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *