Mitta – Monitoramento Nutricional Escolar

As escolas particulares não oferecem alimentação gratuita aos alunos e a alimentação fica nas mãos de empresas terceirizadas que vendem os lanches à escolha do aluno. A partir daí há uma preocupação grande por parte dos pais em relação à alimentação de seus filhos, uma vez que essas lanchonetes instaladas dentro das escolas vendem alimentos como frituras, refrigerantes, doces, entre outros, que, se consumidos com frequência, podem causar problemas à saúde das crianças e adolescentes. Ao receberem dinheiro dos pais, os alunos, que em sua maioria são inconsequentes e despreocupados com uma alimentação saudável e balanceada (o que é natural da idade) ficam com total autonomia para escolher seu lanche, fugindo completamente dos cuidados dos pais e responsáveis.

Layout de abertura do aplicativo

Layout de abertura do aplicativo

 

Proposta: Monitorar e cuidar da alimentação da criança na escola. Visando ajudar os pais e responsáveis a cuidar melhor da alimentação das crianças e adolescentes na escola, desenvolvemos um sistema composto de três plataformas que relacionam entre si proporcionando esse cuidado:

Site: Através de um website, os responsáveis poderão solicitar uma espécie de cartão vale alimentação (que será enviado após um cadastro, como é feito com cartões de crédito). Com seu cadastro vinculado à tarja magnética, chip e número do cartão, o responsável poderá visualizar os produtos oferecidos pela lanchonete da escola, bem como sua informação nutricional (Calorias, percentual de gordura, proteínas, carboidratos, sódio, etc). A partir desse cardápio, será possível marcar os produtos como permitidos ou bloqueados, restringindo a escolha do aluno na hora do lanche aos produtos que os responsáveis julgam apropriado para a criança.

 

notebook

Layout do site na página ” Quem Somos”

 

Caixa Eletrônico: Dentro da escola, haverá uma espécie de caixa eletrônico, onde a criança passará o cartão e aparecerá na tela a opção de produtos disponíveis para seu consumo. Após escolher o desejado, será impressa a ficha, que o aluno levará no balcão para retirar o alimento. Esse sistema também irá diminuir as filas do caixa na lanchonete, que costumam ser bem grandes, já que será dividida entre os que utilizam o sistema (caixa eletrônico) e os que não utilizam (caixa convencional). O caixa eletrônico também poderá ser usado como ponto de consulta e recarga do cartão.

Aplicativo: O sistema também contará com um aplicativo para os responsáveis, que poderá ser configurado para notificar toda vez que a criança utilizar o cartão, mostrando o alimento escolhido, bem como sua informação nutricional. Além disso, funcionará também como uma alternativa mais rápida e prática de verificar o cardápio, trocar as opções e recarregar o cartão, bem como mensurar a qualidade da refeição.

 

Layout do aplicativo para Android

Layout do aplicativo para Android

 

O Cartão: Funcionando como um cartão pré-pago, ele poderá ser recarregado pelos responsáveis tanto pelo site e pelo aplicativo quanto diretamente no caixa eletrônico, controlando também os gastos.

Vantagem para os responsáveis: Permite maior cuidado com a alimentação das crianças fora de casa.

Vantagem para a escola: Mostra preocupação em relação à saúde dos alunos, criando mais credibilidade para a instituição.

Vantagem para a cantina: Além da credibilidade com os responsáveis, não irá interferir nas vendas, já que os alunos comprarão lanche lá do mesmo jeito.

Equipe

Arthur Queiroz, Helena Antunes e Leandro Resende 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing