Número de leitores no Brasil cresce, mas barreiras ainda são constantes

Os espaços e os livros das bibliotecas ainda estão presentes nos hábitos do leitores, assim como crescem projetos de incentivo à leitura

Foto: Anna Alice Nogueira

“A verdadeira liberdade, encontramos na leitura de um bom livro que nos remete a lugares lindos e por vezes, distantes da realidade”. A frase do autor Gil Nunes pode parecer clichê, mas desde a alfabetização aprendemos que a possibilidade de entrar em contato com novas experiências sem precisar sair do lugar é uma das maiores vantagens da leitura.

No entanto, apesar de toda a bagagem que uma boa leitura pode oferecer, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro e divulgada em maio de 2016, mostra que o brasileiro continua a dedicar pouco tempo à leitura. A metodologia usada pelo estudo considera leitor aquele que leu ao menos um livro nos últimos três meses, o que representava 50% da população em 2011, e hoje 56%, ou seja, 105,7 milhões de brasileiros.

Leitura

Com uma média de leitura de 2,54 livros lidos em um trimestre, os entrevistados também responderam quanto à preferência sendo que 42% disseram que ler a Bíblia é um hábito, seguido por livros religiosos, contos e romances, todos 22%.

Apesar do crescimento do número de leitores, o hábito da leitura ainda apresenta barreiras. Quatro entre dez entrevistados apontaram que a falta de tempo é um dos principais motivos de não conseguirem ler o quanto gostariam. Outras razões também foram frequentes, como preferência por outras atividades, não terem paciência e não possuírem acesso à biblioteca. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do instituto, Marcos da Veiga Pereira, comentou sobre as dificuldades na difusão e ampliação da leitura.  “Tanto na educação quanto na área cultural, o investimento é muito grande e de longo prazo.Na escola você tem que ter um investimento no professor, na biblioteca escolar e no mediador de leitura. A gente precisa trazer esses programas, como o convívio com os autores”, sugeriu.

Biblioteca: ainda está em uso

Foto1

Foto: Anna Alice Nogueira

O estudo revela que 19% dos entrevistados utilizam as bibliotecas para ler e 18% dos livros lidos pertencem a esses locais. Funcionária da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, Isabella Albuquerque Gonçalves, analisa o fluxo de pessoas. “Eu acho que já teve mais pessoas visitando a biblioteca antes, principalmente quando não era tão comum fazer pesquisa pelo computador ou ler livros online. Porém acho que vem muita gente na biblioteca. Muitas escolas fazem visitas e quando os alunos veem, eles ficam muito curiosos, mas eu não sei se eles voltam depois”, explica.

Foto2

Projetos de leitura

Apesar dos baixos resultados apresentados pela pesquisa, nos últimos anos tem havido uma reação de parcelas da população com o objetivo de mudar aos poucos essa realidade. Um exemplo disso é o projeto Ponto do Livro, que nasceu em Belo Horizonte e completou três anos recentemente.

Reprodução Facebook/Ponto do Livro

O projeto consiste, basicamente, em disponibilizar postos de compartilhamento e troca de livros em diversos pontos de ônibus na cidade. A ideia do Ponto do Livro cresceu e um aplicativo para celular foi lançado no início de 2017. A ambição pela popularização da leitura se intensificou e agora o objetivo maior do projeto é materializar a ideia de criar a maior biblioteca colaborativa do mundo através do aplicativo Open Shelf.

No Distrito Federal a população também tem se beneficiado através do projeto “Geladeira de Livros” criado pelo educador Lucas Rafael. A ideia surgiu através do contato direto do professor com a carência dos hábitos de leitura por parte dos alunos, somado ao costume do próprio educador de guardar livros em uma geladeira inutilizada. A partir daí, o resto foi apenas a “mão na massa” para tornar o projeto real.

Esses são apenas dois de vários projetos existentes que estão diretamente relacionados com a vontade de tornar a leitura uma prática mais presente na vida dos brasileiros. No entanto, para que haja uma mudança notória dos números apresentados na pesquisa, é preciso que haja um esforço também por parte do cidadão.

Grupo: Anna Alice Nogueira, Bruna Martins, Gustavo Moreno, Isabela Freitas e Vítor Gomes.