O atendimento em produções audiovisuais publicitárias

Qualquer produção audiovisual passa por diversas etapas até sua concretização e, na publicidade, ainda há o fator do acompanhamento do cliente, cuja aprovação é essencial para o sucesso do projeto. Uma das fases mais longas é a parte da pré-produção. Ela engloba desde a reunião inicial com o cliente, após a aprovação do orçamento do briefing ou do roteiro, até o fechamento oficial, com um orçamento definido.

O atendimento em uma produtora

Júlia Motta – Profissional de atendimento na Quarteto Filmes

Na produtora belorizontina Quarteto Filmes conversamos com Júlia Motta, responsável pelo contato com o cliente. É responsabilidade da área de atendimento da produtora a pré-produção. Esse setor atua como o intermédio entre a agência que contratará o serviço de produção audiovisual e a própria produtora. Assim, ele tanto capta novos projetos como acompanha os clientes ao longo do processo, até o produto final.

Um dos primeiros contatos com a agência envolve o orçamento do produto, de forma a concretizar o contrato do serviço.  É importante discutir quanto o cliente está disposto a pagar e quanto pode, de fato, gastar. Um exemplo deste processo é o comercial da marca de alimentos PifPaf, produzido pela Quarto Filmes. A peça, veiculada na TV e redes sociais, tem 30 segundos de duração e apresentou, logo em sua proposta, grandes desafios a serem cumpridos (e orçados). O atendimento, portanto, também tem o papel de viabilizar a verba da produção.

 

Para isso, é necessária a decupagem, a qual não serve apenas para o roteiro, com a seleção de cenas, planos e sequências, mas é útil também para o orçamento.  Nesse caso, todos os gastos previstos para a produção do vídeo são planificados, de modo a garantir que o dinheiro disponível cobrirá todas as etapas necessárias à filmagem.

Atender é encontrar soluções

Um grande desafio apontado, logo na decupagem do roteiro proposto pela PifPaf, foi a presença dos alimentos em primeiro plano. A representação de comida em publicidade é complicada, demandando um esforço grande de produção e edição – além de, é claro, orçamento. Para isso, a equipe de atendimento entrou em contato com uma especialista argentina em produção de alimentos para comerciais e filmes e orçou seus serviços.

Em uma planilha de orçamento, alguns dos custos previstos são:

Cena final do comercial da PIf Paf

Bastidores do comercial Jingle para a PifPaf

  • estadia
  • elenco
  • alimentação
  • equipe de produção
  • equipe de filmagem
  • equipamento
  • produção de imagem
  • edição de imagem
  • produção de efeitos
  • produção de som
  • artes gráficas
  • seguros
  • mídia
  • registro da ANCINE para veiculação
  • cachês dos profissionais envolvidos na produção

Dessa forma, Júlia aponta que a decupagem de roteiro é essencial para que sejam encontradas soluções com base na verba disponível para o projeto. Para isso, além de contatos e criatividade, é preciso ter atenção ao briefing e alinhamento com o diretor de cena do projeto.

Adaptar é preciso

É importante destacar que a pré-produção envolve a visão da agência sobre o roteiro, ou seja, é uma ideia inicial que será aprimorada após o contato com a produtora – desde mudanças ou adaptações necessárias até um reposicionamento da mensagem intencionada. Nesse momento, o briefing da agência e do diretor de cena atuam como guias para os produtores, com inclusão de referências que possam auxiliar a visão da produtora sobre o projeto (exemplos de planos, fotografia, direção de arte e outros).

Parte do grupo de alunos responsável pelo acompanhamento da Quarteto Filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *