Colégio Loyola: O papel da equipe de Comunicação na cobertura de eventos institucionais

Em uma escola de grande porte, como o Colégio Loyola, vários eventos acontecem durante o ano envolvendo toda a comunidade acadêmica, desde os alunos aos professores, passando por outros profissionais que compõem a sua rotina institucional, como, por exemplo, a equipe de comunicação.

No Loyola, dois eventos que se destacam entre os demais são o Loyola Mun e o Prêmio Magis de Cinema. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Loyola Mun

O Loyola Mun é um projeto realizado pelos alunos do Ensino Médio da escola e tem o objetivo de discutir temas globais através de simulações de conferências das Nações Unidas e outras instituições internacionais. É um evento que acontece desde 2005 e pretende promover, entre outras questões, o exercício do diálogo e da negociação diplomática.

O Loyola Mun é aberto a estudantes de outras escolas e estados e é um dos maiores eventos do gênero no Brasil, sendo referência nesse segmento. Nele, os estudantes assumem papéis de diplomatas (delegados e chefes de Estado) e defendem as posições dos países ou instituições que representam, diante de determinados temas.

Prêmio Magis de Cinema

Já o Prêmio Magis de Cinema é o evento final de uma atividade promovida na Escola durante todo o ano com os 230 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes são divididos em grupos e desafiados a produzir curtas-metragens, de tema livre, sob a perspectiva da informação, inclusão e respeito a diversidade.

Ao longo do ano, são realizadas oficinas sobre diferentes assuntos que permeiam o mundo do cinema (como figurino, atuação, direção, maquiagem, fotografia e edição de vídeo) com profissionais de animação, teatro e cinema. Essas oficinas, junto a outras atividades de orientação realizadas com os professores, visam prepara-los para a produção dos filmes. Ao fim desse processo, são produzidos 24 curtas-metragens, que são entregues para o júri técnico, composto pelos professores-padrinhos de cada turma.

Na dia da premiação, além da entrega dos “Oscars” para os vencedores de cada categoria, os alunos promovem diversas apresentações musicais no intuito de criar o clima de uma verdadeira premiação, contando, inclusive, com a presença de dois apresentadores (também alunos).

O papel da equipe de Comunicação

No Loyola Mun, existe um comitê de Comunicação formado por alunos que visa simular o papel de uma equipe de Comunicação em eventos de grande porte, tomando como referência a Organização das Nações Unidas (ONU). Esses estudantes passam por uma espécie de “treinamento” com os profissionais que compõem a equipe de Comunicação do Loyola, aprendendo noções básicas de como estruturar, gerenciar e executar uma cobertura de evento, passando por questões como fotografia, gravação de vídeo e assessoria de imprensa.

Fora isso, o setor de Comunicação da Escola tem papel direto na cobertura do Loyola Mun, tanto internamente, no contato com os estudantes, professores e demais membros da Instituição, quanto externamente, com a mídia e com professores e estudantes de outras instituições, tanto de Minas como de outros estados, que tem interesse no evento.

O Prêmio Magis de Cinema é restrito aos alunos do colégio e de menor repercussão na mídia, mas a equipe de Comunicação também está presente nele, tanto na cobertura fotográfica quanto no auxílio prestado na organização. Além disso, a equipe tem papel importante durante a realização das oficinas, fazendo a ponte entre os profissionais e a Escola.

Resumidamente, nos dois eventos, a equipe de Comunicação está presente em diferentes graus de proximidade, tendo um envolvimento direto maior na realização do Loyola Mun em comparação ao Prêmio Magis de Cinema. No entanto, observa-se que na preparação dos alunos, os integrantes da equipe de Comunicação se empenham igualmente para oferecer um treinamento adequado e condizente com a atividade de um profissional da área de Comunicação.

Já na cobertura dos eventos em si, não só os dois citados, mas todos os outros que acontecem na Escola durante o ano, a equipe fica responsável, principalmente, pela cobertura fotográfica e realização de entrevistas com membros participantes e organizadores. É também responsável pela divulgação dos mesmos na mídia externa, quando necessário.

Para conferir mais informações sobre as rotinas de trabalho da equipe de Comunicação do Colégio Loyola, clique aqui e aqui.