O que dizem as paredes?

Intervenções urbanas nos corredores e muros geram controvérsias sobre arte e vandalismo

Imagem de destaque: Estencil na Escola de Belas Artes da UFMG, foto de Raíssa Galvão.

Caminhe pelos corredores da Belas Artes, Fafich, Letras… você já notou as paredes? Intervenções urbanas são comuns nesses ambientes. Se para quem circula neles a visão é rotineira, provavelmente alunos de Escolas como a Engenharia ou Economia notariam já que estão acostumados às paredes brancas. Então o que dizem as paredes?

O que diz a lei?

Segundo a Lei pichar ou conspurcar de qualquer forma edificações ou monumentos urbanos é crime passível de três meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa. Vale a ressalva de que não constitui crime a prática do grafite com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado, com autorização do órgão responsável.

Quem ocupa essas paredes quer dizer o que?

E tem gente discutindo o tema na academia! Bacharel em Direito, Mariana Fernandes Gontijo tratou do assunto em sua dissertação de mestrado O direito das ruas: as culturas do graffiti e do hip hop.

E aí já deu pra concluir o que dizem as paredes do seu prédio? Será que as intervenções são arte ou vandalismo?

Reportagem

Raíssa Galvão e Bruna Sobreira

Proposta ??
Desenvolvimento ??

• Amanda Jurno

Meninas, fantástica a matéria de vocês!!!!! Muito boa mesmo!! Vocês conseguiram passar todas as informações necessárias de uma forma multimidiática e, ainda, respeitando o espaço online (matéria curta).

Muito bom o trabalho, e acho que deveria servir de exemplo para os colegas.
    O interessante em relação ao material multimidiático é que vocês fizeram com que ele fosse “complementar” à matéria e eu não me senti prejudicada na leitura, antes de acessá-lo. Apenas fiquei curiosa para conhecer o conteúdo.

Um detalhe que eu mudaria é a inserção do link para dissertação de mestrado da Mariana Gontijio. Eu colocaria o link separado, com uma chamadinha para alertar o leitor sobre a sua existência… algo como, acesse aqui a dissertação completa… mas é só uma opinião.

Parabéns pelo trabalho!

• Marina Patrus

Adorei as imagens disponibilizadas, enriqueceram muito a matéria. Ficou simples, bem feito e abordou um assunto bastante interessante!

• Joana Ziller

Muito boa a matéria, desde a concepção da pauta até o aproveitamento de recursos em linguagens diversas.

• Amanda Jurno

Ah! e vocês foram as únicas que utilizaram o recurso do subtítulo!! Muito bom, parabéns!!!

• Geane Alzamora

Olá,
    gostei imensamente da pauta, apuração e texto. O título é também muito bom. A dimensão multimídia deve ser aprimorada, tanto que se refere ao formato, quanto edição/organização na matéria.
    Geane