O trânsito nas avenidas Carlos Luz e Pedro II

pauta de Eduardo Damasceno

 

 

Tema: O trânsito nas avenidas Presidente Carlos Luz e Dom Pedro II

 

 

Histórico/ Resumo: A menos de dois anos da Copa do Mundo de 2014, em um contexto de recente reeleição do prefeito e de várias obras em andamento ou em previsão, a questão do trânsito em Belo Horizonte tem-se tornado cada vez mais um foco de preocupação para a sociedade e, portanto, configurando-se como um tema caro à cobertura jornalística.


Proposta da matéria: A ideia é compreender o trânsito nas avenidas Presidente Carlos Luz (Catalão) e Dom Pedro II, averiguando o papel das obras do BRT e dos radares fixos (há cinco na avenida Carlos Luz e nenhum na Pedro II) e móveis para o trânsito local a partir da frequência de acidentes e engarrafamentos. Deve-se reportar se as pessoas que fazem uso desse trecho estão satisfeitas ou se têm reclamações frequentes, levando em conta o contexto de pós-reeleição do prefeito. O repórter deve apontar as dificuldades de quem encara esse trânsito e se há esperança de que as obras previstas possam saná-las no futuro.


Perguntas:

para motoristas e usuários do trecho:

– Você consegue cumprir seus horários passando por este trecho?

– Você pega muito engarrafamento neste trecho?

– Você acha que pode haver melhorias neste trecho?

para professores e BH Trans:

– Qual foi o investimento destinado à instalação de radares nessas avenidas?

– Os radares tem cumprido seu papel?

– Com que frequência é multado um motorista na avenida Carlos Luz? Isso ocorre em algum trecho específico das avenidas ou tem sido verificado uniformemente?


Fontes:

– BH Trans.

– donos e funcionários de estabelecimentos nessas avenidas;

– estudantes/ funcionários da UFMG que moram na região ou nela trafegam;

– motoristas em geral (o repórter pode escolher um horário de pico para entrevistar quem estiver no engarrafamento);

– professores do departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG;

 

 

Recursos de Linguagem:

Realizar tomadas nas avenidas, de preferência em horários de pico.

 

 

Sites:

http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublicodl/Tr%C3%A2nsito/Opera%C3%A7%C3%A3o%20e%20Fiscaliza%C3%A7%C3%A3o/radares_atualizado_2012/Lista%20Endere%C3%A7os%20Radares09-10-2012.pdf

( a partir de http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Tr%C3%A2nsito/radares_atualizado_2012 )

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=transparenciacopa2014&tax=26886&lang=pt_BR&pg=9841&taxp=0&

 

4 comments

  • Carlos d'Andréa

    Eduardo,
    um dos pontos positivos da sua pauta é que você dialogo com o repórter e apresenta bem as motivações iniciais da matéria.

    Atente, no entanto, para o fato do resumo e da proposta de matéria abrirem várias possibilidades e não trazerem nenhuma informação objetiva (dados, exemplos) que facilitem o trabalho do repórter.

    O que você chama de dados adicionais deve estar incorporado no Histório/Resumo. Quando e onde foi publicada essa relação de radares reproduzida pelo site Pael? Você checou se está atualizada??

    – O link http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/assinatura%20convenio não funciona

    A relação de fontes está extensa e dispersa demais. Na página internas, são muitas poucos os contatos diretos indicados.

    Neste sentido, é preciso focar e precisar mais a abordagem sugerida e as fontes indicadas.

    As duas matérias do EM indicadas ao final dizem respeito a um trecho da avenida que não condiz com o escopo da matéria.

    Confira ainda os erros de concordância ao longo do texto (“tem” no singular quando deveria estar no plural, por exemplo).

    Abs
    Carlos

  • Eduardo Damasceno

    Professor,
    concentrei o tema da pauta nas mudanças necessárias ou previstas para as pistas de ambas as avenidas a partir da situação atual e dos planos para a Copa. Acredito que a matéria se encaixa mesmo em uma série de matérias que tenham como tema as avenidas ou o trânsito em Belo Horizonte de modo geral.

    Obs: não sei por que os links da BH Trans não estão funcionando. Para fazer a pauta, consegui acessá-los anteriormente, tendo acesso à lista atualizada de radares fixos de Belo Horizonte. O site parece não estar bento.

  • Carlos d'Andréa

    OK, Eduardo, de fato está mais focado agora.
    Você excluiu as fontes da página interna? Não achei lá desta vez.
    O que você quis dizer com “O site parece não estar bento”? Não está funcionando direito??

    • Eduardo Damasceno

      Oi, professor.
      Exclui as fontes da página interna sim. Quanto ao site da BH Trans, quis dizer exatamente isso. Quando primeiramente o acessei, o link funcionou perfeitamente, depois, tentando acessá-lo de novo, não houve resultado. Não entendi o que aconteceu, mas copiei o link exatamente como estava. Era referente à lista atualizada de radares na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *