Laboratório de Mídias e Linguagens – Oficina de Empreendedorismo

Projeto de Reintegração e Aproximação: Propostas de Oficina de Empreendedorismo a ser oferecida pela escola para pais e alunos

Este projeto tem objetivo de propor uma campanha transmídia ao redor de uma oficina educativa visando aproximar os pais das vidas escolares dos alunos. A oficina tenta oferecer atividades que despertem interesse tanto nos alunos quanto em seus pais, os fazendo mais ativos e presentes, utilizando diversas ferramentas de fácil acesso dos participantes.

A narrativa foi criada ao redor da Oficina de Empreendedorismo para que essa pudesse ser mais amplamente trabalhada dentro da escola com a contribuição dos professores e alunos seguindo a lógica proposta por Jenkins, pág. 30 (2008) “a circulação de conteúdos -por meio de diferentes sistemas de mídia, sistemas administrativos de mídias concorrentes e fronteiras nacionais -depende fortemente da participação ativa dos consumidores.”

Proposta

A proposta foi criada com o objetivo de integrar e preencher o calendário letivo dos alunos em matérias que eles já cursam, mas agregando mais valor a cada atividade desenvolvida em sala de aula tentando despertar mais curiosidade e interesse.

O Empreendedorismo foi escolhido visando que a comunidade é composta principalmente por trabalhadores autônomos, podendo gerar grande interesse nesses trabalhadores através da geração de conhecimento ao redor do que eles já fazem e geração de maior autonomia e talvez mais lucro com o que as crianças vão aprender/produzir.

Joseph Schumpeter, economista, utilizou em 1942, empreendedorismo como peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo ele, o empreendedorismo só aconteceria através de pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir, que possuem capacidade para organizar recursos financeiros, operações internas e realizar vendas.

A Oficina pretende também mostrar -através dos filhos/estudantes, novos caminhos a essa comunidade que já empreende no dia a dia e que já transforma a economia, mostrar um novo caminho talvez mais eficiente e lucrativo, ou uma maneira de transformar o negócio legal. Tudo vai depender da demanda apresentada, como mostramos a seguir.

A Oficina

Etapa 1(pré evento): Palestra para os Alunos

Primeiramente os alunos devem ser introduzidos ao tema por meio de uma palestra (primeiramente, deve-se tentar entrar em contato com o Sebrae para verificar se eles podem ministrar essa palestra, caso não haja possibilidade, a escola deve procurar alguém com conhecimento na área que possa ministrá-la) na qual terão a oportunidade de compreender com mais clareza o que é o empreendedorismo e suas aplicações focadas em pequenos negócios e profissionais autônomos.

1.1 Os alunos devem levar o questionários para casa e entrevistar os pais interessados no assunto.

1.2 A Aula Vinculada de Vídeo deve ser realizada dentro do ambiente escolar, no laboratório de Informática, com os alunos participantes, com o objetivo de capacitá-los para produzir os vídeos que serão usados na Oficina de Empreendedorismo. Caso não haja possibilidade de Aula Vinculada de produção de vídeos para as crianças, um professor deve instruir os alunos para a produção destes, em vista que serão de suma importância na execução final do projeto. Essa Aula Vinculada de Vídeo consiste em instruir os adolescentes acerca de dicas práticas de produção e edição de vídeos.

 

1.3 Também na disciplina de Informática é importante ensinar aos alunos a como alimentar as redes sociais e site da escola. Deverá ser fornecido aos alunos 5 modelos pra que eles possam alimentar as redes sociais. Esses modelos deverão ser elaborados com base em um estudo no público das redes sociais e do site da Escola, mantendo um padrão que seja compatível com a sobriedade que a imagem precisa passar, mas ao mesmo tempo chamativo e interessante para a comunidade.

 

1.4 Na disciplina de produção de texto\português\redação\literatura deverão ser produzidos os conteúdos escritos para alimentação das redes sociais e site da escola no modelo fornecido e também deverá ser onde os scripts para os vídeos deverão ser revisados é importante frisar a importância da utilização da Hashtag #EuQueFaçoBH oferecida pelo programa. O script e o formato dos textos também precisam estar dentro do padrão oferecido desenvolvido pelo estudo do Grupo de Redes Sociais.

 

Etapa 2(preparação): Pesquisa de tendências de empreendedorismo que possam ser aplicáveis a profissionais autônomos e negócios de pequeno porte

Os alunos realizarão pesquisas introdutórias buscando o que pode ser relevante e agregador para a realidade seus pais e vizinhos. A pesquisa deve ser supervisionada e com prazos determinados pelo professor que estiver orientando  o projeto.

Etapa 3(preparação): Divisão dos alunos participantes em grupos para desenvolver as diferentes partes da Oficina. Cada grupo deve produzir um vídeo introdutório de sua parte e montar uma apresentação acerca do que irão apresentar

Após a palestra e com o apoio do direcionamento dos professores, os adolescentes estruturarão como será a Oficina de Empreendedorismo, da introdução ao desenvolvimento do tema. Após a estruturação, eles serão divididos em pequenos grupos e iniciarão a pesquisa específica de seus temas, estes previamente divididos, seja por sorteio ou por interesse dos grupos.

Como sugestão, a estruturação deve ter uma introdução acerca do que é o Empreendedorismo, seguida pelo desenvolvimento das aplicações deste com a ênfase citada anteriormente e seguir com a apresentação de práticas e técnicas específicas.

Etapa 4(preparação): Desenvolvimento dos trabalhos acompanhado e supervisionado por professores (devem ser estabelecidos prazos para a entrega das partes integrantes do trabalho do grupo). Os alunos devem ser incentivados a usarem sua criatividade e terem liberdade e propriedade do trabalho que produzirem.

Desenvolvimento da parte audiovisual, escrita e das apresentações da Oficina de Empreendedorismo, bem como a montagem de estratégias de apresentação, para que ela ocorra de maneira fluída e dinâmica.

Os prazos de entrega devem ser definidos pelo professor para que as etapas do desenvolvimento ocorram em tempo hábil para estarem todas prontas na data em que ocorrerá a apresentação final.

Etapa 5(Evento): Realização da Apresentação para os pais ministrada pelos alunos

Apresentações dos grupos na ordem de desenvolvimento do tema, cada grupo com o vídeo introdutório seguido da apresentação. Após o fim das apresentações, se possível estará presente um profissional do SEBRAE para responder às eventuais dúvidas que possam ocorrer. O coffee break deve ser oferecido aos participantes para promover a integração

Etapa 6(documentação e final): Os vídeos dos grupos devem ser postados nas redes sociais da Escola para estarem disponíveis tanto para os pais que foram e querem ver de novo, quanto para os que não puderam ir por algum motivo.

 

Laboratório de Mídias e Linguagens – Oficina de Empreendedorismo

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