Ofícios de Minas, um percurso sobre a cultura do trabalho dos mineiros


Ofícios de Minas

Um passeio pela cultura mineira por até R$50,00

O site Ofícios de Minas, é uma plataforma que conta um pouco da história e da cultura do trabalho presente até os dias de hoje na vida dos mineiros. Através da visitação dos três locais sugeridos: Museu das Minas e dos Metais, Mercado Central e Museu de Artes e Ofícios, o turista é convidado a mergulhar na história dos mais diversos ofícios de Minas Gerais e refletir sobre o que desta cultura ainda permanece no seu cotidiano. O interessante deste percurso é que está inserido no projeto #BHate50, ou seja, o turista pode realizar todo o roteiro gastando até R$50,00.

Página do  Ofícios de Minas no WordPress

Página do Ofícios de Minas no WordPress

Além de revelar os principais acervos e melhores roteiros de visitação do Museu das Minas e dos Metais, Mercado Central e Museu de Artes e Ofícios, o site também traz pouco da história da culinária e bebidas típicas mineiras, como a cachaça, receitas, sugestões para compras e presentes, entre outros. A plataforma também revela um pouco da história da mineração e suas influências para o povo de BH e de toda Minas Gerais.

Desenvolvimento através da plataforma WordPress, o site Ofícios de Minas é um exercício de experimentação de linguaguem e convergência de mídias, em que o visitante é convidado a percorrer pela história do trabalho dos mineiros, através de posts informativos, fotos, áudios e mapas.

A plataforma utilizada, WordPress, possibilitava a utilização de diversos layouts, e a disposição de botões de compartilhamento dos conteúdos nas redes sociais. Além disso, o grupo utilizou o Pinterest, ferramenta para criação de murais e compartilhamento de imagens, e o Twitter, para que o projeto dialogasse com os usuários em outras plataformas. A seção “Conecte-se” tem como função reunir leitores e usuários em torno do tema “Como o seu trabalho contribui com a cultura de nosso estado?”. Mapas do Google Maps traçaram o percurso proposto pelo grupo e os áudios obtidos nas visitas foram hospedados no Soundcloud.

O percurso proposto pelo grupo inclui: Museu de Artes e Ofícios, Mercado Central e Museu das Minas e dos Metais

O percurso proposto pelo grupo inclui: Museu de Artes e Ofícios, Mercado Central e Museu das Minas e dos Metais

Perfil do Ofícios de Minas no Pinterest. O usuário compartilha conteúdos sobre a relação entre seu trabalho e a cultura de Minas Gerais

Perfil do Ofícios de Minas no Pinterest. O usuário compartilha conteúdos sobre a relação entre seu trabalho e a cultura de Minas Gerais

Conheça o site Ofícios de Minas

Reportagem

Ana Carolina Rodarte, Débora Helena Costa, Lorena Lima

Etapas desta publicação

Proposta
Desenvolvimento

4 comments

  • Victoria Bravo

    Gostei muito da idéia!!! mais achei dificil demais de navegar no WordPress… a informacao sobre o mesmo local fica, em distintos lugares e é dificil de voltar para as outras coisas.
    Acharia muito legal se as explicacoes sobre o queijo e a chachaca por exemplo tivessem sido feitas em videos informativos, com uma explicacao pequena mais dinamica.

    A ideia é legal, mais acho que poderia ser desenvolvida de outra maneira, tal vez num outro tipo de site que nao seja WordPress!

  • Geane Alzamora

    Ei meninas,
    não precisa indicar a plataforma no produto final, isso fica para a fase de desenvolvimento. Mas nao entendi bem porque o formato blog lhes pareceu o mais adequado, nao me lembrava disso antes… veja, não se trata de criar um site, já temos um, o labcon! Mas de pensar o melhor modo de apresentar as informacoes em perspectiva multimidiática e intermidiática.
    Geane

  • Ana Rodarte

    Olá, pessoal! Com base nas sugestões de vocês e nas discussões em salas de aula, modificamos o layout do wordpress (temos mais facilidade com ele), criamos uma conta em duas redes sociais (Pinterest e Twitter) para estender a plataforma a outros espaços na web (o que possibilitaria novos usos da mesma) e adicionamos mais imagens, trabalhando com as telas.

  • Geane Alzamora

    Ei pessoal,
    melhorou bastante, a apresentação visual valoriza o grande trabalho de apuração realizado! Acho ainda que não precisa indicar a plataforma wordpress no produto final, isso fica para a fase de desenvolvimento do trabalho.
    Geane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *